Portugal regista já 31.292 infetados e 1.356 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quarta-feira, 27 de maio. Estes números representam um aumento de 285 de infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais 14 do que as de ontem.

Os dados são atualizados um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) parecer dividida quanto à eventualidade de haver uma segunda vaga do surto de COVID-19 no mundo. 

OMS admite segunda vaga de COVID-19 horas depois de ter dito que era "cada vez mais improvável"
OMS admite segunda vaga de COVID-19 horas depois de ter dito que era "cada vez mais improvável"
Ver artigo

Na conferência de imprensa de segunda-feira, 25 de maio, Michael Ryan, diretor-executivo do programa de Emergências Sanitárias da OMS, afirmou que era preciso estar-se consciente de que a doença podia voltar "a disparar a qualquer altura".

Horas antes, no entanto, María Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS, afirmou que uma segunda vaga do surto seria "cada vez mais" improvável.

Em três países da América Latina, ainda assim, a transmissão de COVID-19 continua a acelerar. No Brasil, por exemplo, o número de novo casos reportados na semana passada foi o mais alto num período de sete dias desde que começou o surto. Mas tanto o Peru como o Chile continuam a preocupar os especialistas da OMS devido à elevada incidência de casos registados no mesmo período.