O Dia Internacional da Paz assinala-se no dia 21 de setembro e a UNICEF Portugal, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e algumas figuras públicas, em solidariedade com as vítimas de guerras e conflitos, criaram a iniciativa “Janela Branca Pela Paz”, que incentiva as pessoas a pendurarem um tecido branco à janela.

Rafael Leão já foi pai. Gémeos nasceram prematuros, 2 meses antes do previsto
Rafael Leão já foi pai. Gémeos nasceram prematuros, 2 meses antes do previsto
Ver artigo

“Junta-te ao movimento pela paz! No dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, vamos unir-nos por todos os que vivem em contexto de guerra e exigir aos líderes mundiais o fim dos conflitos. Pendura na tua janela um tecido branco (bandeira, lençol, fronha, toalha ou qualquer outro pano branco) e publica foto e/ou vídeo da tua participação (em modo público), com a hashtag #JanelaBrancaPelaPaz e menção à página oficial”, apela a iniciativa nas redes sociais.

Cristina Ferreira é uma das porta-vozes do movimento, assim como António Raminhos, Carlão, Carolina Deslandes, Catarina Furtado, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Jessica Athayde, João Baião, Iolanda, Marisa Liz, João Pedro Pais, Leonor Poeiras, Tiago Bandeira, Rita Ferro Alvim, Cláudia Vieira, Nelson Évora, Nuno Markl, Pedro Fernandes, ProfJam, Ricardo Pereira, Rita Blanco e Tânia Ribas de Oliveira.

Segundo a iniciativa, “cerca de 2 mil milhões de pessoas (um quarto da população mundial) vivem em zonas assombradas pela guerra ou conflito” e “uma em cada cinco crianças do mundo vive em contexto ou está deslocada devido à guerra – e muitas enfrentam a realidade da pobreza extrema”. De acordo com as Nações Unidas, “atualmente, mais de 117 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas devido a conflitos, perseguição, violência ou violação dos direitos humanos”. Além disso, “o mundo vive o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial”.