Érica Vicente já está em casa, em Azeitão, depois de ter tido alta hospitalar esta quarta-feira, 19 de abril. Em declarações à TVI, o pai da jovem de 17 anos diz que esta está "no seu processo de recuperação". "Queremos resguardá-la de todo este mediatismo", explicou Vítor Vicente. Depois de ter desaparecido numa praia em Monte Gordo, no Algarve, no passado sábado, 15 de abril, e de ter sido encontrada 20 horas depois, a quase 50 quilómetros da costa, Érica foi internada no hospital de Faro.

O resgate de Érica. Jovem usou remo como defesa e pai foi pelas praias até Espanha à procura da filha
O resgate de Érica. Jovem usou remo como defesa e pai foi pelas praias até Espanha à procura da filha
Ver artigo

A jovem, que foi arrastada pelo vento e pelas correntes enquanto estava a fazer padel, tinha apenas um biquíni vestido. Com a prancha e o remo como único apoio, sobreviveu 20 horas sem água nem comida, tendo ficado em avançado estado de hipotermia.

A história de sobrevivência surpreendeu os tripulantes do cargueiro que a encontrou, os militares que procederam ao seu resgate e também os médicos que a trataram. Agora, a adolescente, que é também escuteira, irá ficar resguardada dos holofotes mediáticos. "Quando chegar à sua vida adulta, logo decidirá se fala ou não sobre o que aconteceu. É uma história dela", diz ainda o pai de Érica. 

Vítor Vicente fez também questão de agradecer "o apoio de todos neste processo, incluindo a comunicação social" e ressalvou que o facto de este episódio ter acontecido enquanto estavam de férias no Algarve "não mancha a imagem" que a família tem da região. "Não vamos deixar de vir, a não ser que isso seja um problema para ela", salientou.

Veja o vídeo do resgate de Érica