A MAGG está na Web Summit, a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia na Europa, e ao longo dos quatro dias do evento vai procurar ideias e startups que se apresentem no Parque das Nações, em Lisboa, com a promessa de mudar as nossas vidas num futuro próximo. Conheça a Cuizeat.
No infinito mundo das receitas online, não são raras as vezes em que nos deparamos com uma refeição saudável que até nos faz gostar da ideia de comer bem. Pensamos "tenho de fazer isto", mas o resultado é diferente: aquela lista de ingredientes e modo de preparação acabam enterrados no cemitério das ideias não concretizadas. Quem nunca, certo?
A Cuizeat é uma plataforma que reúne as propostas de conhecidas bloggers e nutricionistas portuguesas como Lillian Barros, Ágata Roquete, Samanta McMurrey ou Joana Moura. Criada pelo trio Jay Wong, 34 anos, Bernardo Sousa de Macedo, 35, e João Cavaco, 42, funciona como uma mercearia online. Ajuda a pôr em prática os conselhos dos nutricionistas e influenciadores famosos pelas receitas — e poderá muito bem ser o meio para ressuscitar muitas das ideias que ficaram em carteira.
Como é que isto funciona? Basta percorrer o site, ver as receitas de que gosta (dados nutricionais estão sempre incluídos) e adicionar ao carrinho de compras, onde todos os ingredientes daquele prato ficam automaticamente registados, na quantidade que lá é sugerida — podendo ser alterada para mais ou menos, consoante a vontade do utilizador.
Imagine: é domingo, está a planear as refeições da semana e encontrou três pratos ideais na Cuizeat. Basta seleccioná-los, adaptar as quantidades às necessidades e encomendar, para depois cozinhar.
"É muito mais fácil para as pessoas decidirem o que comer e escolher uma dieta saudável", aponta o americano Jay Wong. "Os utilizadores podem filtrar as dietas — se quiserem comer sem glúten, uma dieta de base vegetal ou paleo. Temos uma grande variedade de estilos diferentes."
A Cuizeat tem opções para as refeições principais (vegan pad thai, noodles de batata doce, caril de legumes, quinoa confeti), mas também para o pequeno-almoço (smothies, pão de forma integral, overnight oats), snacks, sopas ou sobremesas.
Além de também ser possível consultar receitas com base num único ingrediente, a mercearia digital tem também outros planos, onde estão agregadas várias opções, em diferentes categorias. Exemplos: há o plano Top de Outubro, onde estão reunidas as propostas mais populares do mês; há o Balanço Perfeito, que combina quatro receitas que se completam nutricionalmente; há ainda o Detox Extreme Dois Dias, o Sem Glúten mas com Tudo ou o Semana Veggie.
As entregas são realizadas na área da Grande Lisboa à quarta e sexta-feira, em três horários: das 17 às 19h30 e das 21 às 10h30. "Planeamos ter mais [horários] à medida que formos crescendo", explica Jay.
A startup vai buscar os produtos, bio e não bio, diretamente ao fornecedor. "Quando o cliente escolhe um produto fresco, ele ainda está no chão", garante Jay. "Todos os pedidos são enviados aos nossos fornecedores depois do cliente fazer o pedido."
Num total de 49 marcas e produtores, entre eles estão a Beira Baga, a Alface do Campo, a Cem por Cento, a Caçarola, Origens, Joya, Pur Natur, Nature Foods ou Iswari.
Os preços praticados estão ao nível dos mais comuns. "Estamos alinhados com os valores dos supermercado. A taxa de entrega é de 6,90€." Mas há regras: o subtotal deve ter um valor de, no mínimo, 34,90€. Pode pagar no multibanco, com cartão de crédito e com MBway.
Ágata Roquete, Pedro Lobato, Sofia Paixão, Lillian Barros, Mafalda Rodiles e Joana Moura são os especialistas incluídos no Cuizeat. A ideia, explica Jay, é ir aumentando a oferta de especialistas e, consequentemente, do número de receitas.
Até lá, é ir pondo em prática. Já está disponível uma lista considerável, capaz de o entreter nos próximos tempos.