Em 2009, um homem brasileiro foi condenado a 13 anos de prisão por assassinar a tiro, em plena rua, uma mulher que seguia com o filho de 1 ano ao colo. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve o homicida que viveu em Portugal nos últimos três anos.
Felipe Melo, 34 anos, assassinou uma mulher em Valadares, Minas Gerais, Brasil. A mulher encontrava-se na rua, com o filho bebé ao colo, quando Felipe disparou um tiro à cabeça dela. A criança sobreviveu, escreve o "Jornal de Notícias".
Na altura, o assassino foi identificado, julgado e condenado a 13 anos e meio de prisão, mas quando a sentença foi decretada, Felipe Melo já tinha fugido para o estrangeiro. Sabe-se que em 2019 o homicida viajou de França para Portugal e que não foi detido na altura porque não havia qualquer alerta que o identificasse. Desde então que Felipe viveu em Portugal sem qualquer problema.
Em dezembro de 2022, as autoridades brasileiras solicitaram à Interpol a detenção de Felipe Melo e a polícia internacional emitiu uma “red notice”, um mandado de captura internacional, em que era identificado. Foi assim que o SEF foi alertado para a presença do fugitivo em Portugal.
Felipe Melo estava a morar e a trabalhar em Santa Maria da Feira, concelho onde foi detido na passada sexta-feira, 6 de janeiro. O assassino será interrogado por um juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto, que definirá os termos em que decorrerá a extradição.