
Esta quinta-feira, 10 de julho, um bebé nasceu dentro de um carro parado na via rápida IC21, no Barreiro. A mãe, de 33 anos e com 37 semanas de gestação, dirigia-se para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, depois de não conseguir recorrer ao Hospital do Barreiro, cuja urgência da obstetrícia estava encerrada.
A situação obrigou a família (grávida, marido e mãe da grávida) a agir rapidamente. O parto acabou por acontecer no próprio carro, sem assistência médica, pouco depois das 17h30.
A primeira chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi feita às 17h14, de acordo com o "Correio da Manhã". No entanto, o instituto explica que “não houve colaboração por parte dos contactantes para realização da triagem, tendo os mesmos desligado o telefone. Numa nova tentativa de contacto, a família recusou responder às perguntas e disse que seguiria para o hospital pelos próprios meios.
Por volta das 17h30, uma nova chamada informou que o bebé já tinha nascido no carro. O CODU acionou imediatamente uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e uma ambulância para o local. Os bombeiros voluntários do Barreiro chegaram ao local por volta das 17h49 e prestaram os primeiros cuidados à mãe e ao recém-nascido. Os dados clínicos foram transmitidos ao CODU às 18h13.
A mãe e o bebé foram posteriormente transportados para o Hospital Garcia de Orta, onde se encontravam estáveis.