Esta quarta-feira, 8 de dezembro, o Sport Lisboa e Benfica recebeu, no Estádio da Luz, o Dínamo de Kiev, clube da capital ucraniana. Antes de ter início o jogo da Champions, os adeptos rivais entraram em violentos confrontos, que resultaram em detidos, feridos e tiros.

A partida teve início às 20 horas, mas, antes do apito do árbitro, fazia ouvir-se a PSP. As autoridades tentavam, pelas 19h30, conter confrontos entre os adeptos portugueses e ucranianos. Destes desacatos resultaram vários feridos e detidos, bem como 17 tiros disparados para o ar pelas forças policiais, na tentativa de dispersar os envolvidos.

Criança fecha-se em casa após ser insultada de “gordo” e “deficiente” por adeptos durante jogo de futebol em Oeiras
Criança fecha-se em casa após ser insultada de “gordo” e “deficiente” por adeptos durante jogo de futebol em Oeiras
Ver artigo

Os confrontos ocorreram na zona do Alto dos Moinhos e, destes, resultaram 54 detenções na noite de quarta-feira por "participação em rixa". Atualmente, os detidos encontram-se nas celas da PSP do Estádio da Luz e, nas próximas 48 horas, conhecerão as medidas de coação.

No total, registaram-se, até agora, 30 feridos, na sua maioria adeptos ucranianos. Um dos feridos é um agente da PSP, que foi alvo de um arremesso de uma pedra durante os desacatos, apurou a CNN Portugal. Os adeptos feridos foram assistidos pelo INEM no local e transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com ferimentos ligeiros, avançou a subcomissária da PSP Laura Bicheiro. "Estamos a falar de dificuldades respiratórias e pequenos traumas nos membros superiores e inferiores", esclareceu.

Depois dos confrontos, a subcomissária da PSP afirmou que as autoridades foram chamadas pelas 19h30 para tentar separar os adeptos. Foram recebidas com arremessos de "pedras, garrafas e tochas", o que as "obrigou" a recorrer a meios de coação, explicou. “Houve uma situação antes do jogo, pelas 19h30, no exterior do estádio, uma situação de desordem entre adeptos do Benfica e do Dínamo Kiev onde houve necessidade de a polícia se deslocar ao local e fazer cessar esses mesmos confrontos”, adiantou.

Nos vídeos dos desacatos que circulam pelas redes sociais é possível observar tochas acesas e bastões, várias agressões e gritos, como adianta o jornal "Observador". Ainda está por apurar aquilo que originou os desacatos entre o Benfica e o Dínamo de Kiev, posicionado no 2º lugar do campeonato ucraniano. O jogo terminou com 2-0 para a equipa da casa, ficando o Benfica apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol.