Há três portugueses entre os nomeados para a 22.ª edição dos prémios Grammy Latinos, anunciados esta terça-feira, 28 de setembro. São eles a fadista Sara Correia, o músico Salvador Sobral e a cantora Carolina Deslandes. Sara Correia está nomeada para a categoria de melhor álbum, o "Do Coração", que é o segundo da cantora. O álbum conta até com temas escritos e compostos por um dos nomeados, Carolina Deslandes.
Já o álbum "BPM", editado em maio, foi o que colocou Salvador Sobral na categoria de nomeados para melhor engenharia de som, resultado do trabalho de Nelson Carvalho (engenheiro de gravação), Leo Aldrey, Rafael Giner (engenheiros de mistura) e Tiago Sousa (engenheiro de masterização). Quanto à cantora Carolina Deslandes, nomeada para melhor vídeo em versão longa, concorre ao prémio com o tema "Mulher", cuja curta-metragem, protagonizada pela cantora, foi lançada em novembro de 2020.
A cantora manifestou-se nas redes sociais com grande entusiamo, ao lado de Filipe Correia dos Santos e Pedro Caldeirão, responsáveis pela realização e produção da curta-metragem, respetivamente.
"É a primeira vez que a música pop portuguesa está nomeada. É com grande orgulho. Foi um projeto que envolveu muita gente e estamos mesmo mesmo felizes", disse Carolina Deslandes no vídeo partilhado no Instagram.
Salvador Sobral também falou sobre a nomeação através das redes sociais, agradecendo a todos os envolvidos na produção do álbum nomeado para os Grammys Latinos, tal como fez a fadista Sara Correia, que afirma que é uma "honra" estar nomeada. "É uma honra gigante estar entre tantos artistas talentosos e poder levar a minha língua, o País e o fado, que tanto amo, além fronteiras", pode ler-se na publicação de Instagram.
Fora de Portugal, entre os nomeados está o rapper espanhol C. Tangana, o dominicano Juan Luis Guerra e a banda rock Diamante Elétrico, da Colômbia.
A gala dos Grammys Latinos vai acontecer a 18 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos, dia em que serão conhecidos os vencedores de cada categoria.