Este sábado, 10 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A ManifestaMente — uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental —, patrocinada pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, desenvolveu um curso online que pretende  "promover a literacia em saúde mental e combater o estigma associado às doenças mentais", identificando sinais de alerta e ajudando a  encontrar soluções num ano em que a pandemia tem vindo a afetar bastante a saúde mental de muitos portugueses.

O curso, gratuito e acessível a todos os portugueses está disponível no website da Associação ManifestaMente​ a partir desta sexta-feira, 9 de outubro. Lançado na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, o ‘Kit básico de saúde mental’ foi desenvolvido por uma equipa que inclui psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros especialistas em saúde e comunicação.

"Condensámos no Kit tudo o que é importante todos nós sabermos sobre saúde mental e que deveria até fazer parte da nossa aprendizagem enquanto cidadãos. Acreditamos que cada um tem o poder de melhorar a saúde mental de todos nós, seja a falar sobre o tema, juntar pessoas ou fazer ações nesse sentido. É por isso que queremos que este curso chegue ao maior número de pessoas possível. No Kit desafiamos as pessoas a assumir compromissos simples pela saúde mental que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, ligar a alguém ou divulgar este recurso a um amigo que possa estar a precisar.", revela em comunicado Ana Mina, enfermeira e Presidente da Associação ManifestaMente.

Ainda antes da pandemia de COVID-19, um estudo da NOVA Medical School revelou que uma em cada cinco pessoas em Portugal apresentava uma perturbação psiquiátrica — a segunda prevalência mais alta da Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de mil milhões de pessoas vivem com uma doença mental em todo o mundo e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. Por isso, a OMS definiu o tema do Dia Mundial de Saúde Mental 2020 como "Maior investimento, maior acesso".

Esta sexta-feira, 9 de outubro, às 15h30 realizar-se-á também um webinar que poderá ser acompanhado em direto no portal SNS  e que contará com a participação de Beatriz Lourenço, Vice-Presidente da ManifestaMente, a ministra da Saúde, Marta Temido, que fará a sessão de abertura e Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, que irá participar na sessão de encerramento. A sessão conta ainda com a participação de Miguel Xavier, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, e António Leuschner, presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental.

"As nossas vidas mudaram drasticamente com a COVID- 19. O medo de contrair a doença, a sobrecarga dos profissionais de saúde, a adaptação das escolas, o teletrabalho, o isolamento social e o desemprego são enormes desafios à saúde mental de todos nós. O Kit Básico de Saúde Mental é o resultado de muitos meses de trabalho para garantir que a informação disponibilizada é rigorosa, mas também acessível a toda a população. Acreditamos que pode fazer uma enorme diferença na forma como compreendemos e gerimos a nossa saúde mental.", afirma o médico psiquiatra, Miguel Xavier.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.