Henrique Sá Pessoa é um dos nomeados ao top 100 dos The Best Chef Awards, uma competição anual que premeia os melhores cozinheiros do mundo. Este ano, o chef do Alma, que já conta com duas estrelas Michelin, está novamente na corrida para os 100 melhores, algo que também já aconteceu em 2020, embora não tenha integrado a lista final.

Henrique Sá Pessoa. "Conheço chefs que não aceitam mulheres na cozinha"
Henrique Sá Pessoa. "Conheço chefs que não aceitam mulheres na cozinha"
Ver artigo

Apesar de assumir que este tipo de listas são "sempre muito relativas", o chef português não deixa de considerar a nomeação "algo muito positivo". "Significa que o nosso trabalho é valorizado pela indústria. Quem vota são gastrónomos, críticos, chefs e só o facto de estar nomeado significa que respeitam o teu trabalho. E isso é sempre um motivo de orgulho", assume Henrique Sá Pessoa em comunicado de imprensa a propósito dos The Best Chef Awards.

No entanto, o chef do Alma não se cansa de salientar a importância da equipa que trabalha consigo todos os dias, e que são fator primordial para alcançar esta nomeação a título individual. "Sempre que falo de mim, falo da minha equipa, porque não somos nada sem a estrutura que temos por trás", salienta.

Henrique Sá Pessoa também assume que a nomeação é uma "lufada de ar fresco" neste ano tão atípico, e que acaba por dar "alento e energia para o que vem aí". "A minha carreira nunca foi motivada pelo reconhecimento, mas sim em fazer aquilo que me faz feliz. Se pelo caminho estes objetivos se cruzam, perfeito", afirma o chef.

Este ano, e devido ao contexto pandémico que o mundo atravessa, o concurso tem um novo método de divulgação e tem anunciado diariamente, nas suas redes sociais, o nome dos novos candidatos na corrida para o top 100. No passado dia 8 de março, Ricardo Costa também foi anunciado como um dos nomeados ao top 100: o chef português, natural de Aveiro, dirige a cozinha do The Yeatman, no Porto, desde a sua abertura em 2010.

A lista final dos The Best Chef Awards será anunciada em Amsterdão entre os dias 13 e 15 de setembro.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.