João Sousa, de 32 anos, conquistou este domingo, 6 de fevereiro, o quarto título da carreira no Open ATP de Pune. O tenista português, 137.º do 'ranking' mundial, saiu vitorioso do confronto com o finlandês Emil Ruusuvuori, n.º 87 do mundo, na final do ATP 250 de Pune, na Índia, na qual derrotou o adversário em três sets.
O novo troféu junta-se a outras conquistas — em Kuala Lumpur em 2013, em Valência em 2015 e em território nacional, na edição de 2018 do Estoril Open —, embora esta tenha um sabor especial por ser conquistada quatro anos depois a última final em que participou, assim como depois de um difícil período de pandemia e de várias lesões desde 2019, que acabaram por afetar a carreira do atleta de Guimarães.
"Isto significa muito para mim. Tive momentos muito difíceis na minha carreira. Os dois últimos anos foram muito difíceis, passou-me muita coisa pela cabeça durante estes dois anos. Isto significa muito para mim, é muito especial. Muito obrigado", disse o tenista depois de vencer o tenista sueco Elias Ymer e passar à final na qual conquistou o título, cita o jornal "Observador".
O agora campeão ganhou a final do Open ATP 250 de Pune por dois sets a um, num jogo marcado por altos e baixos. João Sousa venceu o primeiro set por 7-6, perdeu o segundo por 4-6, e venceu o set decisivo por 6-1.