João Sousa, de 32 anos, conquistou este domingo, 6 de fevereiro, o quarto título da carreira no Open ATP de Pune. O tenista português, 137.º do 'ranking' mundial, saiu vitorioso do confronto com o finlandês Emil Ruusuvuori, n.º 87 do mundo, na final do ATP 250 de Pune, na Índia, na qual derrotou o adversário em três sets.

O novo troféu junta-se a outras conquistas — em Kuala Lumpur em 2013, em Valência em 2015 e em território nacional, na edição de 2018 do Estoril Open —, embora esta tenha um sabor especial por ser conquistada quatro anos depois a última final em que participou, assim como depois de um difícil período de pandemia e de várias lesões desde 2019, que acabaram por afetar a carreira do atleta de Guimarães.

Faça chuva ou faça sol. 18 peças para fazer desporto ao ar livre sem passar frio
Faça chuva ou faça sol. 18 peças para fazer desporto ao ar livre sem passar frio
Ver artigo

"Isto significa muito para mim. Tive momentos muito difíceis na minha carreira. Os dois últimos anos foram muito difíceis, passou-me muita coisa pela cabeça durante estes dois anos. Isto significa muito para mim, é muito especial. Muito obrigado", disse o tenista depois de vencer o tenista sueco Elias Ymer e passar à final na qual conquistou o título, cita o jornal "Observador".

O agora campeão ganhou a final do Open ATP 250 de Pune por dois sets a um, num jogo marcado por altos e baixos. João Sousa venceu o primeiro set por 7-6, perdeu o segundo por 4-6, e venceu o set decisivo por 6-1.