O motivo que levou Luigi Mangioni a assassinar Brian Thompson, o CEO da empresa norte-americana de seguros de saúde UnitedHealthcare, de 50 anos, poderá estar relacionado com a lesão na coluna vertebral – causada enquanto praticava surf no Havai, onde viveu seis meses – que mudou a vida do jovem de 26 anos, deixando-o com dores crónicas desde 2022.
O acidente, que o levou a ficar acamado durante uma semana, terá sido traumático. Uma imagem de uma radiografia da coluna, na qual se podiam ver parafusos inseridos na área lesionada, chegou a ser usada como fundo na conta de Luigi Mangione no X. O jovem chegou a ler livros com o objetivo de aprender a lidar com dores crónicas nas costas, tinha uma rotina de exercícios para ajudar com o problema de saúde e este afetava a sua vida sexual.
“Ao que parece, o suspeito teve um acidente que o levou às urgências em julho de 2023 e sofreu uma lesão que mudou sua vida”, explicou Joseph Kenny, chefe dos detetives da polícia de Nova Iorque, à NBC New York, referindo as imagens das radiografias que foram publicadas nas redes sociais antes do assassinato. “A lesão que sofreu mudou a sua vida, alterou o seu modo de viver e isso pode tê-lo colocado neste caminho”, disse.
O suspeito fazia também várias publicações no Reddit, com o nome de utilizador Mister_Cactus, segundo a SKY News, onde falava de uma condição chamada espondilolistese, uma patologia em que existe instabilidade da coluna com deslizamento de um corpo vertebral em relação a outro, segundo a CUF.
Brian Thompson foi assassinado no dia 4 de dezembro e o jovem de 26 anos foi detido na segunda-feira, 9, enquanto comia num McDonald’s em Altoona, na Pensilvânia, após um funcionário o ter reconhecido e denunciado às autoridades. Foi confirmado que as impressões digitais de Luigi Mangione coincidem com as encontradas perto do local do crime e que os cartuchos da arma também coincidem com a que ele tinha consigo quando foi detido, segundo a BBC.
Consigo tinha também um documento manuscrito onde demonstrava a sua raiva contra o sistema “parasitário” das companhias de seguros de saúde. Até agora, as autoridades ainda não tiveram acesso ao telemóvel do suspeito. Luigi Mangione está acusado do homicídio de Brian Thompson, além de três acusações de posse criminosa de arma e uma acusação de posse de instrumento falsificado.