Luís Montenegro, secretário-geral do Partido Social-Democrata, foi atingido por tinta verde. Tudo aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, quando o candidato a primeiro-ministro pela Aliança Democrática foi fazer uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A ação foi instigada pelos ativistas do clima e a CMTV apanhou o momento em direto. O ativista responsável foi detido pelas autoridades.
Cheio de tinta verde na cara e na roupa, Luís Montenegro aproveitou para deixar umas palavras no local, sempre de sorriso no rosto e não parecendo minimamente incomodado com o sucedido. "É verdade, pontaria não faltou ao jovem que me abordou", começou por brincar.
"Eu queria apenas lamentar este episódio, mas dizer que tenho todo o respeito pelas pessoas que se manifestam e que defendem as suas causas. Mas se a ideia era transmitir-me a preocupação que todos devemos ter com as alterações climáticas, com as questões da sustentabilidade, era mais fácil termos conversado, dialogado acerca disso", continuou.
"O nosso programa eleitoral contempla várias medidas e o nosso objetivo é ter, obviamente, as garantias de que nós conseguimos ter uma economia forte, conseguimos ter qualidade de vida e, ao mesmo tempo, deixar para quem virá a seguir a nós um planeta cuidado", acrescentou, rejeitando que não acredita que se trata de um protesto com uma agenda política.
"Por mais tinta que me atirem, eu continuarei a ser o mesmo, no mesmo caminho. Não vou desviar-me daquilo que é o meu foco", rematou Luís Montenegro. De fundo, ouviam-se cânticos dos seus apoiantes, que ora gritavam "Portugal" ou "Luís, amigo, os jovens estão contigo".