Duarte Cordeiro, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, foi atacado com tinta verde esta terça-feira, 26 de setembro, na abertura da CNN Portugal Summit, um evento organizado pela estação portuguesa, que pressupõe um ciclo de conferências sobre vários temas.

Duarte Cordeiro tinha acabado de iniciar a sua intervenção, quando foi surpreendido por três ativistas, que subiram ao palco de rompante. O ministro acaba por levantar-se de forma imediata, sendo posteriormente atingido com vários objetos que continham tinta verde, de acordo com a CNN Portugal.

Política espanhola morre em acidente de viação com o marido e o filho. Estava grávida de 5 meses
Política espanhola morre em acidente de viação com o marido e o filho. Estava grávida de 5 meses
Ver artigo

O evento, que assumiu o tema "A nova energia é verde", foi brevemente suspenso e entretanto retomado, já depois de o governante se ter recomposto. O protesto, que terá sido levado a cabo por uma organização ambiental, foi percebido por Duarte Cordeiro, que deixou uma nota de tolerância em relação aos jovens ativistas no recomeço da sua intervenção.

"Sem futuro não há paz" e "O nosso futuro não é um negócio", foram algumas das palavras que as jovens gritaram, mesmo depois de terem sido intercetadas por seguranças. "A Galp e a EDP não querem saber da transição energética", continuaram, referindo-se ao evento, que é patrocinado por ambas as empresas, e que decorre num hotel de cinco estrelas em Lisboa.