O verão está a acabar, mas as temperaturas altas ainda se vão fazer sentir. Esta semana, prevê-se que a temperatura vá subindo gradualmente em todo o continente, sendo que a partir de sexta-feira, 13 de setembro, o calor volta oficialmente a fazer parte da nossa rotina, com vários distritos a passarem os 30ºC ou a pouco faltar para isso. Mas como estará o tempo até lá?
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de terça-feira, 10 de setembro, o céu deverá estar "pouco nublado ou limpo, com períodos de mais nebulosidade até ao meio da manhã no litoral norte e centro". Está também prevista "pequena subida de temperatura no interior norte e centro".
Por isso, nesse mesmo dia, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 31ºC, que se fazem sentir em Castelo Branco, e os 21ºC, como é o caso de Leiria e Aveiro – Lisboa fica-se pelos 23ºC. Já as mínimas vão estar bem mais baixas: 11ºC é a temperatura mais baixa, que vai registar-se em distritos como Bragança e Viseu, não ultrapassando os 18ºC (Faro).
Na quarta-feira, 11 de setembro, as temperaturas vão continuar a aumentar. Embora o céu esteja nublado em grande parte do País, os termómetros vão chegar 33ºC (Évora), com distritos como Beja, Castelo Branco e Bragança a registarem 32ºC, 31ºC e 30ºC, respetivamente. Lisboa vai chegar aos 26ºC e Setúbal aos 28ºC.
Na quinta-feira, 12, o cenário não muda muito de figura, estando previsto que os valores não se alterem significativamente de um dia para o outro. Contudo, na sexta-feira, 13, é quando o calor volta, algo que só tem tendência a aumentar durante o fim de semana, quando Lisboa ascende aos 30ºC, Setúbal aos 31ºC, Santarém aos 33ºC e Évora aos 34ºC, por exemplo.