Com o ano a chegar ao fim, o tempo é de balanços. Começamos a pensar nos desejos, fazemos (ou não) check a tudo aquilo que nos propusemos fazer este ano e deixamos que o Instagram publique a foto que junta os momentos dignos de mais likes.
E já que trouxemos as redes sociais à conversa, nada como espreitar aquilo que andamos a escrever, comentar, a gostar e a partilhar no Facebook, que acaba de divulgar uma retrospetiva de 2018, com um especial cuidado em saber o que se passou em Portugal.
Por cá, o assunto mais discutido no Facebook foi a 90ª cerimónia dos Óscares, logo seguido da participação da seleção portuguesa no Mundial de Futebol e a morte de Stephen Hawking.
O top dez fica completo com o Dia Internacional da Mulher, a participação da seleção espanhola no Mundial, o anúncio que denuncia o uso de óleo de palma, a morte da cantora Aretha Franklin, as comemorações do 25 de Abril, o carnaval de Loulé e as agressões na Academia do Sporting.
O Dia Internacional da Mulher, que cá ficou em quarto lugar, a nível internacional foi mesmo o assunto que mais discussão desencadeou no Facebook e é já o segundo ano consecutivo em que isso acontece. Em segundo lugar está a March for Our Lives, organizada pelos sobreviventes do ataque numa escola de Parkland, na Flórida. Um mês depois do anúncio da marcha, dia 18 de fevereiro, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar no evento do Facebook, e mais de 2.7 milhões de euros foram doados através do Facebook Fundraisers.
O Facebook serviu também como plataforma de envolvimento cívico, uma vez que as eleições foram o terceiro tema mais falado, tanto a primeira volta das presidenciais no Brasil, no dia 7 de outubro como as eleições intercalares nos Estados Unidos, dia 6 de novembro.
Ainda no desporto, a Super Bowl fez com que mais de 62 milhões de pessoas tivessem ido ao Facebook, tanto para ver o jogo como para ver o concerto de Justin Timberlake no intervalo, no qual fez uma homenagem ao Prince.
A fechar a lista de eventos que mais se destacaram no Facebook está o casamento entre o Príncipe Harry e Meghan Markle, que juntou 42 milhões de pessoas na rede social a comentar aquilo que viam acontecer na televisão.