O agendamento para a toma da vacina contra a COVID-19 de todas as pessoas com 27 anos, ou mais, abriu na tarde desta segunda-feira, 5 de julho. O processo pode ser formalizado através da plataforma dedicada especificamente para o efeito, mantida e coordenada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Assim que aceder à plataforma, deve inserir a sua data de nascimento para efeitos de validação, escolher o local em que deseja ser vacinado, sugerir um dia e indicar o seu número de telemóvel. Terminado o processo, deverá aguardar o envio de uma mensagem de texto por parte do Serviço Nacional de Saúde com uma sugestão de hora — que poderá aceitar ou recusar.
O autoagendamento da toma das vacinas para pessoas com 27 anos ou mais surge um dia depois de, no domingo, 4, ter arrancado o agendamento através do contacto feito pelos centros de saúde em que os utentes se encontram registados.
A antecipação da vacinação destas faixas etárias surge numa altura em que a equipa de trabalhos responsável por aplicar o plano de vacinação contra a COVID-19 no País diz querer promover a quantidade sobre a qualidade. Isto significa que, pelo menos numa fase inicial de abertura da vacinação a mais pessoas, os tempos de espera — nos centros de vacinação — poderão ser superiores ao normal.
Apesar disso, a equipa promete "tentar melhorar o processo", segundo explicou o vice-almirante Gouveia e Melo em declarações à Lusa, citada pelo jornal "Observador".
Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais cinco mortes e 1.483 novos casos de infeção por COVID-19.