O fim de semana chega e não com o melhor tempo para passear. Esta sexta-feira, 8 de abril, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral — tudo devido à depressão Diego. Contudo, o estado do tempo não vai melhorar com a chegada de outra depressão, Evelyn, já este domingo.

Sob aviso amarelo estão esta sexta-feira, 8, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu, aviso que vai permanecer entre as 9h e as 18h. O vento não melhora o cenário, sendo que a previsão do IPMA é de vento "por vezes forte no litoral e nas terras altas".

Já sobre as temperaturas, são dadas boas e más notícias: na região norte e centro haverá esta sexta-feira uma pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima na região Norte e no grande Porto prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima. Em Portugal continental e ilhas, as máximas vão andar entre os 12ºC e os 20ºC.

Curtos, compridos, neutros ou com padrão. Estes são os vestidos que vai querer usar na primavera
Curtos, compridos, neutros ou com padrão. Estes são os vestidos que vai querer usar na primavera
Ver artigo

O estado do tempo para esta sexta-feira deve-se à depressão Diego, uma superfície frontal quente no norte de França, com efeitos indiretos sob Portugal na forma de precipitação que vai estender-se ao longo desta sexta-feira.  No entanto, depois de um sábado de céu muito nublado e chuva nas regiões do Norte e centro, o tempo volta a piorar com a depressão Evelyn.

Vai passar a cerca de 240 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo, no arquipélago dos Açores, a partir deste domingo, 10, e afetará também o continente entre domingo e segunda-feira. O Evelyn vai agravar o estado do tempo e provocar períodos de chuva em todo o país, que passarão a aguaceiros na segunda-feira.

Uma vez que estará mais centrado nos Açores, o IPMA colocou as ilhas do arquipélago sob avisos amarelos e laranja entre esta sexta-feira e domingo.

Depois da passagem das depressões, o tempo vai melhorar até à Páscoa, com os termómetros a chegar aos 28ºC, em Santarém, no fim de semana de 16 e 17 de abril. Também Lisboa vai ter uma subida de temperatura, com os termómetros a chegar aos 25ºC no sábado, 16 de abril, e o Porto aos 21ºC. O Algarve, destino de muitas famílias que querem passar o fim de semana prolongado longe de casa, vai chegar aos 24ºC no dia que antecede o domingo de Páscoa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.