Esta segunda-feira, 1 de fevereiro, fica marcada pelo arranque de mais uma fase do processo de vacinação contra a COVID-19. A partir desta semana, os portugueses que tenham 50 ou mais anos, e sofram de qualquer uma das doenças identificadas previamente, começam a receber a vacina.

DGS lança alerta sobre falsa marcação de vacinas. "Não abra a porta e denuncie"
DGS lança alerta sobre falsa marcação de vacinas. "Não abra a porta e denuncie"
Ver artigo

É esperado que esta faixa da população seja vacinada até ao final de março, tal como está previsto na primeira fase do plano nacional de vacinação.

As doenças em questão são a insuficiência cardíaca, renal, doença coronária ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração, tal como escreve o "Observador".

Todos os portugueses que se insiram nestas condições e que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem inscrever-se para a vacinação num formulário disponibilizado online pelas autoridades de saúde, bem como os profissionais de saúde “em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional”, salienta a mesma publicação.

No entanto, os cidadãos devem aguardar o contacto dos serviços de saúde, altura em que serão informados sobre o local e data da vacinação.

A par das pessoas com 50 ou mais anos e doenças associadas, esta semana começam também a ser vacinados os idosos a partir dos 80 anos. Esta fase da vacinação arranca de forma simbólica esta segunda-feira (1) em idosos com doenças associadas nas regiões do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, que serão vacinados nos centros de saúde.