A praia Fuseta-Ria, no concelho de Olhão, e a praia de Armação de Pêra, no concelho de Silves, ambas no Algarve, estão interditas a banhos desde a manhã desta terça-feira, 20 de agosto, informou a Agência Portuguesa do Ambiente. Em causa está uma contaminação microbiológica detetada na água, e a bandeira vermelha foi rapidamente hasteada quando se confirmou tratar-se da bactéria E-Coli.

Proteja e hidrate o cabelo na praia. E estes são 10 produtos incríveis para isso (com preços desde os 2,80€)
Proteja e hidrate o cabelo na praia. E estes são 10 produtos incríveis para isso (com preços desde os 2,80€)
Ver artigo

Esta bactéria pode causar infeções, segundo o site “Tua Saúde”, como infeções urinárias ou mesmo gastroenterites. Os sintomas podem variar desde ardor ao urinar ou diarreia líquida com sangue, sendo que a bactéria vive no intestino sem que haja qualquer sinal.

Por agora, a interdição vai continuar até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores já se encontram dentro do parâmetro de referência.

No entanto, o Capitão do Porto de Olhão, Alexandre Algarvio adiantou ainda ao “Algarve Primeiro” que a bandeira verde mantém-se hasteada na praia Fuseta-Mar. Ainda assim, desde o início do verão que muitas das praias portuguesas já ficaram interditas a banhos, como, por exemplo, a praia de S. João da Caparica e a praia do Norte, ambas no concelho de Almada. O motivo também teve que ver com a bactéria E-Coli, que foi detetada em valores superiores ao recomendado nestas águas.