Se é daquelas pessoas que não toma muita atenção a prazos, foque-se nisto: tem uma semana para validar as faturas pendentes no Portas das Finanças. Não se esqueça de validar todas as faturas, declarações e gastos dedutíveis em IRS nos próximos dias porque o prazo termina já na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro. 

Os aumentos não param. Vai pagar mais na fatura da Vodafone, Meo e NOS. Saiba quanto
Os aumentos não param. Vai pagar mais na fatura da Vodafone, Meo e NOS. Saiba quanto
Ver artigo

Segundo a informação avançada pela Autoridade Tributária (AT), até dia 27 deve entrar no portal e-Fatura para verificar:

  1. se tem faturas na situação 'Complementar Informação Faturas' e, em caso afirmativo, complete com a informação em falta;
  2. se as faturas foram comunicadas pelos agentes económicos. Caso detete alguma omissão, registe as faturas em falta;
  3. se as faturas não foram inseridas no setor correto, pode reafectá-las caso a entidade emitente esteja registada na AT com esse Código de Atividade Económica (CAE).

Para além disso, outras obrigações declarativas que tinham como prazo final o dia 15 de fevereiro foram alargadas ao dia 27 do mesmo mês.

Assim, se ainda não comunicou o agregado familiar, se ainda não informou os contratos de arrendamento de longa duração, se ainda não comunicou a frequência de estabelecimento de ensino de dependente com rendimentos ou a afetação de despesas e de imóveis à atividade do sujeito passivo, ainda vai a tempo de o fazer e não sofrerá qualquer penalização.