Faz parte da nossa família desde o início da década de 90, quando a começámos a ver no "Top +". Cantámos com ela no "Chuva de Estrelas", depois na "Operação Triunfo", mais tarde no "The Voice Portugal". Quem nunca gritou "pró palco!", que atire a primeira pedra.
Em 2000, quando a filantropia e o apoio a causas humanitárias ainda não eram prioritárias para as celebridades de cá, Catarina Furtado tornava-se a primeira portuguesa Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População. Em 2012, consubstancia o seu trabalho como ativista pelos direitos das mulheres, ao fundar a associação Corações com Coroa.
Em paralelo com os vários formatos de entretenimento que foi apresentando ao longo dos anos, é, desde 2016, o rosto do formato documental da RTP "Príncipes do Nada", que dá a conhecer a realidade de populações desfavorecidas, vítimas da guerra, da fome e das desigualdades sociais e económicas.
Vimo-la apaixonada, a casar-se, grávida na televisão, duas vezes mãe, outras duas "boadrasta". Em 2004, apaixonava-se pelo ator João Reis, nos bastidores da série "A Ferreirinha". O par deu o nó a 7 de julho de 2005 e, em maio do ano seguinte, nascia a primeira filha do casal, Maria Beatriz. Um ano depois, a 27 de outubro, a família dava as boas vindas a João Maria. João Reis, de 57 anos, é pai de Maria, de 26 anos e de Francisco, de 21, com quem Catarina Furtado tem uma excelente relação.