A cantora norte-americana Cher entrou com um pedido de tutela do filho mais novo, Elijah Blue Allman, de 47 anos. A decisão tem por base os alegados problemas de abuso de substâncias ilícitas, que fizeram com que a artista quisesse gerir a fortuna do filho sozinha, acreditando que este não está capaz de fazê-lo.
De acordo com documentos do Tribunal Superior de Los Angeles, citados pela "People", a cantora, de 77 anos, procura ser a única a poder gerir o património do filho, alegando que ele é "incapaz de gerir os seus recursos financeiros" – e que a necessidade de haver um tutor é urgente, "para proteger os bens de Elijah de perdas ou danos", fruto de "graves problemas de saúde mental e de abuso de substâncias".
O documento afirma ainda que a sua ex-mulher, Marieangela King, com quem se casou em 2013, não está apta a ser sua tutora. Isto porque "a sua relação tumultuosa tem sido marcada por um ciclo de toxicodependência e crises de saúde mental". Por isso, a mãe receia que "quaisquer fundos distribuídos a Elijah sejam imediatamente gastos em drogas, deixando Elijah sem bens para se sustentar e pondo a sua vida em risco", lê-se na mesma publicação.
No processo consta ainda que a artista terá "trabalhado incansavelmente para que Elijah se tratasse e para lhe dar a ajuda de que necessita". "A Cher ama o Elijah imensamente e agiu sempre com as melhores intenções", afirma o processo, acrescentando que ela foi "incapaz de discutir suas preferências em relação à nomeação de um tutor temporário", também devido aos problemas mentais e físicos.
Cher tem sido uma figura conhecida não apenas pela sua carreira na indústria do entretenimento, mas também pelos seus relacionamentos. A cantora foi casada duas vezes e teve filhos de ambos os matrimónios. O primeiro casamento foi com Sonny Bono, em 1964, com quem teve um filho, Chaz Bono, atualmente com 54 anos. Em 1975 – seis anos depois do nascimento do filho –, o casal separou-se.
Depois do divórcio, nesse mesmo ano, a artista casou-se com o cantor e guitarrista Gregg Allman, com quem teve outro filho no ano seguinte, Elijah Blue Allman, que seguiu as pegadas dos pais na indústria musical. O par viria a separar-se em 1979, pelo que o casamento durou apenas quatro anos.
Esta não é a primeira vez que uma celebridade conhecida fica sob a tutela de um dos seus progenitores. É o caso de Britney Spears, cujo pai, Jamie Spears, se tornou o tutor legal da filha em 2008, por decisão do tribunal, fazendo com que tivesse controlo total sobre a carreira da cantora, com base no argumento de que a mesma era incapaz de cuidar de si. A princesa da pop, como é carinhosamente apelidada, só conseguiu ver-se livre das amarras do pai em 2021 – e acabou por escrever um livro em que relata a sua experiência.