Cristiano Ronaldo, Cristina Ferreira e Catarina Furtado são as figuras públicas que os portugueses preferem ver em campanhas publicitárias. O Estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2022 da Marktest pediu aos 1.200 inquiridos para avaliarem 13 atributos relacionados com o tema. Os mais valorizados pelos participantes no estudo foram, por ordem de importância, "honestidade", "credibilidade", "simpatia", "competência" e "reputação".

Estudo. A Pipoca Mais Doce e Vasco Palmeirim lideram preferências dos portugueses
Estudo. A Pipoca Mais Doce e Vasco Palmeirim lideram preferências dos portugueses
Ver artigo

Os consumidores portugueses associam o fator "credibilidade" a campanhas publicitárias de áreas como Banca, Telecomunicações, Automóveis, Distribuição, Energia e Combustíveis ou Farmacêutica. O estudo da Marktest pediu também aos inquiridos para associarem caras conhecidas aos atributos avaliados, o que resultou num top 7 de personalidades mais referidas.

De acordo com o comunicado, "os nomes de Manuel Luís Goucha e de Cristiano Ronaldo foram os que mais vezes ocuparam esse lugar cimeiro na associação aos atributos analisados".

O apresentador da TVI foi mais vezes associado a atributos como “credibilidade” ou “maturidade”, enquanto o futebolista se destacou características como “competência” e “prestígio”. Nomes como Ricardo Araújo Pereira, Sara Sampaio, Cristina Ferreira, Catarina Furtado e João Félix também surgem em destaque no estudo.

Na média de todos os atributos, os inquiridos consideram que Cristiano Ronaldo tem melhor perfil para participar em campanhas publicitárias. O restante top 5 é ocupado por celebridades ligadas à televisão: Cristina Ferreira, Catarina Furtado, Manuel Luís Goucha e Ricardo Araújo Pereira.