Em 2014, Susana Guerra, de 41 anos, viajou para Copenhaga, Dinamarca, para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Suzy, como é mais conhecida pelos fãs, ficou apenas a um ponto de chegar à grande final. Este sábado, 6 de março, vai pisar o palco do programa "Hoje Há Festival", na RTP1, numa atuação especial em que vai cantar o tema "Quero ser Tua".

Os telespetadores da estação pública vão "estranhar" a canção originalmente criada por Emanuel na versão em que a vão ouvir, mas a artista garante que vai ser algo nunca antes ouvido e que é já uma pequena amostra daquilo que pretende fazer para o seu futuro profissional.

Quanto às canções a concurso, a cantora não revela qual é a sua favorita. Mas diz que todas são potenciais vencedoras e que têm "qualidade". "As canções deste ano têm bons arranjos e é inevitável não mencionar que muitos dos cantores já têm um percurso percorrido. São excelentes candidatos para irem à Eurovisão", conta à MAGG.

Festival da Canção. Carolina Deslandes é finalista e vai disputar um lugar na Eurovisão
Festival da Canção. Carolina Deslandes é finalista e vai disputar um lugar na Eurovisão
Ver artigo

Confessa que não ficou "triste" por não passar à final da Eurovisão, pois sente que foi a representante que mais se esforçou desde a primeira vez em que o País marcou presença naquele evento internacional, em 1964, com a interpretação de "Oração" de António Calvário.

"Fiz tudo com ética, concentração e sem apoio da entidade organizadora do festival. A minha equipa foi incansável e isso foi surpreendente", confessa, acrescentando ainda que voltaria a participar no evento mas com uma canção da sua autoria.

Suzy esperava mais apoio da RTP na Eurovisão

Quando se sagrou vencedora do Festival da Canção e, consequentemente representante de Portugal na Eurovisão, a cantora esperava ter tido mais apoio da parte da estação pública. "Uma pessoa quando vai representar o seu País, espera ter o apoio pleno da entidade organizadora do concurso. Infelizmente, não senti que esse apoio e 90% do trabalho foi feito por mim e pela minha equipa", revela à MAGG, referindo ainda que emagreceu dez quilos e que ficou muito abatida fisicamente.

Naquele ano, Portugal foi o último a anunciar o seu representante no certame e Suzy teve apenas uma semana para fazer a promoção do "Quero ser Tua". "Respondi a inúmeros emails em diferentes línguas e fui a todas as festas que consegui para promover o tema. Pus as mãos na massa", frisa.

Suzy no Festival da Canção, em 2014
Suzy no Festival da Canção, em 2014 créditos: RTP

A canção que a levou a Copenhaga acabou por criar alguma polémica a nível nacional, mas na opinião da artista essa ideia foi criada propositadamente. "A canção tem sons latinos e brasileiros e nem sequer podem dizer que é polémica por usarmos o acordeão na parte instrumental. O acordeão é um instrumento de luxo nos países de leste", explica.

Imagem denegrida nas redes sociais

Depois de se sagrar vencedora, a artista e Emanuel viram a sua imagem ser usada na internet com intenção de denegrir o trabalho feito. "Descobrimos perfis falsos nos canais digitais com intenção de denegrir a nossa imagem. Fizemos uma conferência de imprensa a informar que íamos colocar um processo por difamação às pessoas que nos queriam mal", diz.

Apesar de não revelar a identidade de quem criou os perfis falsos, Suzy não viu a "atitude" com bons olhos e resolveu responder de forma assertiva. "Não valia a pena justificar ou atacar, pensei que tinha de responder com mais trabalho e manter a minha postura".

João Paulo Rodrigues é aposta da RTP1 para as noites de sábado. "Este programa vive da música"
João Paulo Rodrigues é aposta da RTP1 para as noites de sábado. "Este programa vive da música"
Ver artigo

Do palco da Eurovisão para o "All Together Now"

Desde a participação no concurso da estação pública que a artista nascida na Figueira da Foz não lança novos temas musicais. Mas agora quer mostrar o seu lado mais "intimista" e revela estar num processo criativo daquilo que será o projeto mais contrastante em relação a tudo o que já fez. O primeiro palco que vai pisar nesta nova fase é o do "All Together Now", o talent show da TVI apresentado por Cristina Ferreira que estreia já este domingo, 7.

A bem dizer, Suzy não vai pisar o palco da Altice Arena, onde é gravado o formato do canal de Queluz de Baixo. Vai sim juntar-se aos outros 99 jurados que vão apreciar as atuações dos concorrentes que vão tentar a sua sorte. "É um privilégio poder estar num programa deste género porque os concorrentes não deixam de ser nossos colegas. Estão todos à procura do sonho e sinto uma proximidade muito grande", conta à MAGG.

Entre emoções à flor da pele, "choradeira" e muito humor, o "All Together Now" é muito mais do que um concurso de talentos no entender da artista. "São todos concorrentes de extremo valor não só a nível de performance, mas também porque têm histórias de vida impressionantes".

Suzy deu-se a conhecer ao público com o tema "Nesta Noite Branca", num dueto que fez com os Anjos em 1999. Mas a sua carreira na música não se iniciou apenas nesse momento. É que a cantora também deu voz ao genérico da série juvenil "Uma Aventura", da SIC. "As pessoas lembram-se muito mais de mim dessa altura do que do festival, por isso é que agora quero mostrar uma outra faceta que espero que venha a surpreender", atira Suzy, sem adiantar mais pormenores sobre o que está a preparar.

"Não lancei nenhum single desde 2014 porque não senti que fosse o momento. Agora estou mais preparada e a versão do 'Quero ser tua' que vou mostrar este sábado na RTP1 é apenas uma amostra daquilo que irei revelar daqui a alguns meses", remata.