Enrique Iglesias, filho de Julio Iglesias e Isabel Preysler, vendeu todo o seu catálogo musical e os direitos do seu nome e imagem à Influence Media Partners, uma plataforma de música e entretenimento focada em investir nos direitos de gravação e publicação de músicas comercialmente comprovadas que ressoam na cultura pop, por 100 milhões de dólares (cerca de 93 milhões de euros).
Apesar de o valor do catálogo do artista de 48 anos não ser conhecido, uma fonte próxima deste afirmou ter sido vendido, no mínimo, por 93 milhões de euros, segundo a "Bloomberg". “Podíamos ter feito mais dinheiro se tivéssemos ido a mais sítios, mas não o fizemos porque não era disso que se tratava. Era uma questão de relação, de como podíamos ajudar-nos uns aos outros e posicionar essa música”, afirmou Fernando Giaccardi, o manager de Enrique Iglesias, acrescentando que o artista espanhol acompanhou sempre o processo de negociação.
“As minhas canções têm um enorme significado tanto para os meus fãs como para mim. Estou entusiasmado por trabalhar com a equipa da Influence Media. Estou confiante de que construiremos uma parceria duradoura para a minha música e projetos futuros”, disse o cantor.
A Influence Media Partners também se manifestou sobre o contrato. “Durante um quarto de século, Enrique cativou os fãs de todo o mundo com êxitos que bateram recordes e que entraram nas tabelas. De ‘Experiencia Religiosa’ a ‘Hero’ e ‘Bailando’ a ‘I Like It’ e ‘Be With You’, há poucos artistas que se aproximam do que Enrique alcançou comercialmente”, afirmaram, acrescentando que não podiam “estar mais entusiasmados de fazer uma parceria com uma das figuras mais reconhecidas da música moderna”.
O catálogo do cantor espanhol inclui 11 discos de estúdio, os singles lançados a solo ou em coletâneas, segundo a “Flash!”. Em setembro, Enrique Iglesias lançou a música “Así Es La Vida”, que é o primeiro single do seu próximo álbum, “Final vol.2”, que será lançado em fevereiro de 2024.
“Nunca vou deixar de escrever canções, porque gosto muito de escrever canções, mas fá-lo-ei de forma diferente, o que significa que não irão estar necessariamente empacotadas num álbum”, afirmou cantor, segundo a “Vanitatis”.
Enrique Iglesias, que tem andado em digressão com a “The Trilogy Tour”, tem sido alvo de algumas polémicas ao longo dos anos, depois de vários vídeos dos seus concertos, em que o cantor tem alguns problemas de afinação, viralizarem nas redes sociais.
O cantor é casado com a antiga tenista russa Anna Kournikova, com quem tem três filhos: Nicholas e Lucy, 5 anos, e Mary, 3.
Além de Enrique Iglesias, outros artistas venderam recentemente os seus respetivos catálogos musicais, como Sting, Shakira, Bob Dylan e Justin Bieber, que o fez no início deste ano à Hipgnosis Songs Capital por 200 milhões de dólares (cerca de 184 milhões de euros).