Quase dois meses depois de Blake Lively ter interposto um processo civil contra Justin Baldoni, e de toda a batalha legal que se desenrolou a partir daí, é publicada uma entrevista com o ator. A conversa no podcast "Gent's Talk" foi gravada em novembro, um mês antes da publicação da reportagem do "The New York Times" que expôs os conflitos nos bastidores do filme "Isto Acaba Aqui", mas só foi divulgada esta segunda-feira, 10 de fevereiro.

O ator norte-americano de 41 anos apresenta-se visivelmente cansado mas o único momento em que deixa transparecer o peso de quase um ano de especulação em torno do que se passou nos bastidores de "Isto Acaba Aqui" é quando fala sobre uma troca de mensagens. "Esta manhã mandei uma mensagem ao meu melhor amigo Jamie e ao presidente da minha empresa e disse-lhes que não estava bem", explica ao anfitrião do podcast, Samir Mourani. "Disse que estava exausto, que não me tinha dado tempo para recuperar, para me curar", confessa Baldoni.

O filme, coprotagonizado por Baldoni e Lively, e que é uma adaptação do best seller de Colleen Hoover, estreou em agosto de 2024. Nas semanas que antecederam a estreia, durante a digressão promocional, os atores nunca surgiram juntos, o que espoletou rumores sobre o mal estar durante as filmagens. Nas entrevistas promocionais, Blake Lively fugiu sempre ao tema do filme, a violência doméstica, ao contrário de Justin Baldoni. Na antestreia, Baldoni não posou com o restante elenco e, soube-se depois, foi recambiado, juntamente com família e amigos, para uma cave.

Sempre sem falar diretamente sobre os problemas relacionados com "Isto Acaba Aqui", que é produzido pela Wayfarer, da qual é fundador, Baldoni diz que teve "um ano intenso". "Muito sucesso material e muito stress emocional. Foi muito duro para mim e para a minha família. Uso muitos chapéus e adoro o que faço. Adoro as pessoas que trabalham na minha empresa, os filmes que fazemos e o impacto que têm", confessa.

Os dois atores estão atualmente envolvidos numa batalha legal. Blake Lively processou o ator por assédio sexual e retaliação e Baldoni pede uma indemnização de 400 milhões de dólares (cerca de 384 milhões de euros). O ator acusa Blake Lively, Ryan Reynolds e a publicist Leslie Sloan de extorsão, difamação e invasão de privacidade.

Os 80 minutos da conversa giram em torno de temas como desconstrução da masculinidade, vulnerabilidade, questões que Baldoni aborda no livro "Man Enough". O ator, que chegou a ter um podcast com o mesmo nome, que acabou quando vieram a público as acusações de Blake Lively, fala também sobre a relação tensa com o pai e conta um episódio que aconteceu por ocasião do seu 40º aniversário.

O protagonista de "Isto Acaba Aqui" levou 10 amigos para um retiro espiritual numa cabana no meio do nada e convidou também o pai. Baldoni refere que não teve nenhuma "iniciação" para se tornar homem, "como existia nas tribos" e que esse encontro serviu para que, juntos, partilhassem momentos vulneráveis. "Fomos fundo e partilhámos as nossas merdas. Disse tanta coisa ao meu pai e ele ouviu! Aguentou! Ele olhou para mim e disse 'desculpa, fiz o melhor que consegui. Perdoas-me?'", conta. "Estamos ansiosos por ser abraçados pelos nossos pais, pela energia masculina, estamos ansiosos por ser amados e aceites pelo que somos", diz ainda.

Casado há 11 anos com a também atriz Emily Foxler, com quem tem dois filhos, o ator conta que, quando era mais jovem, tinha características parecidas com Ryle, a sua personagem de "Isto Acaba Aqui", e que isso destruiu as suas relações amorosas anteriores. "Se removermos o abuso da personagem, se olharmos para a personalidade do Ryle… eu fui esse gajo. Eu pus essa máscara nos meus 20. Tive duas relações falhadas, a primeira emocionalmente abusiva e que acabou com infidelidade. A segunda acabou da mesma forma. Nas duas relações estava a fingir ser uma pessoa que não era para descobrir que não era essa pessoa. Estava a dar espetáculo, estava a ser aquilo que eu achava q um homem devia ser", confessa.

O arranque do julgamento que vai colocar frente a frente Justin Baldoni e Blake Lively está previsto para março de 2026, a não ser que as partes cheguem a acordo entretanto.