Lembra-se d'A Maria Vaidosa, Golden Locks, My Makeup Secret ou A Rapariga dos Saltos? Sabe quem era a Devil Wears Louboutin? Dos blogues para os vídeos, do Youtube para o Instagram, hoje em dia viver do mundo digital já não é novidade, mas a verdade é que, há 10 anos, quando as atuais influenciadoras começaram, ninguém imaginava carreiras de sucesso, em Portugal, a nascer de vídeos publicados nas redes sociais, com reduzida qualidade de imagem e som e, muitos, sem edição.
A MAGG fez uma lista de algumas das influenciadoras mais conhecidas no País e foi ao baú do Youtube procurar os primeiros vídeos — que, garantimos, são uma autêntica relíquia. Mafalda Sampaio, Bárbara Corby, Helena Coelho, Alice Trewinnard e Inês Mocho são alguns dos nomes.
Mia Rose
Foi com vídeos no Youtube que Mia Rose se estreou no mundo da música. Com apenas 18 anos, no final de 2006, a artista luso-inglesa ligou uma câmara e começou a cantar para uma plataforma que, naquela altura, ninguém via como rampa de lançamento para uma carreira — mas, no caso de Mia Rose, levou-a a assinar um contrato musical, em 2007.
Para inaugurar o canal, interpretou "Beautiful Disaster", canção de Kelly Clarkson e o vídeo conta, hoje, com quase 3 milhões de visualizações. Depois de um mês a publicar, com regularidade, covers musicais, Mia Rose fez um vídeo mais pessoal, a agradecer as mensagens e comentários, mas manteve-se no registo musical até 2014. Nesse ano e até 2016, começou, também, a explorar outro tipo de conteúdos, em inglês, desde looks, à maquilhagem, passando pela culinária e respostas a questões dos seguidores do Facebook e do Twitter.
Atualmente, o canal do Youtube restringe-se à música e deixou a moda e beleza para o Instagram, rede social onde tem 475 mil. seguidores. Veja o primeiro vídeo de Mia Rose no YouTube.
Inês Mocho
Natural do Porto, Inês Mocho ficou conhecida no Youtube, onde começou com tutoriais de maquilhagem, gravados na casa de banho de casa dos pais. Hoje em dia, tem uma empresa em nome próprio, o grupo Mocho, do qual fazem parte o salão de beleza, a loja online e a academia de formação profissional, da qual é coordenadora.
Criou o canal no Youtube quando se inscreveu no primeiro curso de maquilhagem, num ano de "teste" imposto pela mãe, após desistir da carreira de designer, área na qual se licenciou — como contou no podcast "Só Mais 5 Minutos", conduzido por Catarina Miranda. No primeiro vídeo disponível online, de abril de 2010, — que não é o vídeo com que iniciou o canal, porque esse apagou — a maquilhadora explicava como corrigir borbulhas, espinhas ou zonas vermelhas, no rosto.
O canal foi crescendo, focado, maioritariamente, em conteúdos sobre maquilhagem e produtos de beleza, mas acabando por se estender a outras áreas, como, mais recentemente, as viagens, a maternidade e o projeto do novo escritório da empresa. Atualmente, é no Instagram que concentra a criação de conteúdos, mas, ainda que com menos regularidade do que há uns anos, continua a alimentar o canal no Youtube.
Veja o primeiro vídeo de Inês Mocho disponível no YouTube.
Inês Rochinha
Do blog com o nome "My Makeup Secret" para o Youtube, em 2011. No primeiro vídeo do canal, Inês Rochinha partilhou os looks de dia e noite que criou para a participação para um concurso, no qual se sagrou vencedora.
Helena Coelho
Começou no Youtube em 2012, com o nome "Devil Wears Louboutin" [O Diabo Veste Louboutin], inspirada no filme "O Diabo Veste Prada". O primeiro vídeo era de maquilhagem, um tutorial rápido para o dia a dia.
O canal foi crescendo e Helena Coelho acabou, também, por se afirmar em nome próprio. Em 2018, venceu o prémio de Youtuber de Beleza do ano e, apesar de se ter mantido, sempre, fiel à maquilhagem, procurou diversificar o conteúdo nas redes sociais. Depois de um ano bastante ativa pelo Youtube, 2020, o último vídeo no canal é de maio de 2021, depois de ter sido mãe de Íris, de 6 meses.
Do Youtube passou para o Instagram, plataforma onde cria a maior parte do conteúdo, hoje em dia, quer seja em formato vídeo, através do IGTV, quer por fotografias. Do digital migrou para a televisão e, atualmente, apresenta o "VivaVida", ao lado de Ruben Rua e os diários do "Big Brother", com Mafalda Castro.
Veja o primeiro vídeo de Helena Coelho no YouTube.
Sofia Barbosa
Apesar de ter publicado o primeiro vídeo no Youtube em 2012, já não encontramos essas relíquias no canal de Sofia Barbosa. Começou com "SofiaBBeauty" e, com apenas 12 anos, já dava dicas de moda e maquilhagem aos seguidores, que apelidava de "beauties".
O primeiro vídeo online é uma colaboração com Miguel Luz, de 2015. Há dois anos, a influenciadora despediu-se do nome original do canal e passou a adotar o nome próprio, Sofia Barbosa.
Entre sugestões de looks e tutoriais de maquilhagem, vídeos em formato diário, nos últimos nove anos, o canal do Youtube passou por várias fases e, nele, estão documentadas várias etapas que marcaram a vida e o crescimento de Sofia Barbosa, nomeadamente quando se mudou do Porto para Lisboa.
Em 2019 criou um podcast com Angie Costa, "Não Sejas Pussy", mas, hoje, Sofia divide-se entre a criação de conteúdos para o canal do Youtube e para a conta do Instagram. Veja o primeiro vídeo da influenciadora disponível no YouTube.
Adri Silva
"Adriana & Ilda" era o nome do canal de Adriana Silva com a mãe, mas os vídeos já não estão online. No primeiro vídeo disponível no Youtube, em 2012, Adri Silva sugeriu looks para o regresso às aulas e o canal foi crescendo com conteúdos de beleza, moda, vídeos em formato diário, viagens.
Começou no Youtube quando ainda estava a estudar Comunicação Empresarial, contudo, o crescimento foi tal que percebeu que se podia dedicar a 100% ao digital. Hoje em dia, mantém a base dos temas iniciais, mas foca-se, também, em conteúdos de caráter mais pessoal, como a experiência de viver sozinha, adotar um cão, a separação dos pais e a compra de casa com o namorado, Guilherme, música da banda "ÁTOA".
Apesar de direcionar a maioria dos conteúdos para o Instagram, Adri Silva continua, ainda hoje, a apostar no canal de Youtube. Veja o primeiro vídeo da influenciadora disponível no YouTube.
Inês Ribeiro
O primeiro vídeo de Inês Ribeiro no Youtube é de 2013, mas não é o que deu início ao canal. Desde que começou, tem documentado em vídeo várias fases e etapas da sua vida, desde a saída de casa dos pais, a viver com o namorado - com a sua cadela, Tiffany — e, mais recentemente, o casamento e lua de mel.
Apesar de estar, também, muito presente no Instagram, rede social onde tem 162 mil seguidores, mantém alguma regularidade nas publicações no YouTube. Veja o primeiro vídeo disponível da influenciadora digital.
Glória Dias
Conhecida por Rapariga dos Saltos, Glória Dias iniciou-se no YouTube em 2013.
Do blogue para o YouTube, chegou a lançar um livro, "O Diário da Rapariga dos Saltos", em 2016. O canal começou com conteúdos de beleza, mas a influenciadora foi explorando outros conteúdos.
Despediu-se da "Rapariga dos Saltos" em 2018. Hoje, aos 26 anos, Glória Dias divide-se entre o YouTube e o Instagram e fala com os seguidores sobre diversos temas: moda, compras, perguntas e respostas, amor próprio, prazer feminino.
Veja o primeiro vídeo da influenciadora no Youtube.
Bárbara Corby
Aventurou-se no YouTube com a irmã, Bruna Corby, em 2014. Juntas, formavam as "Corbyssimas", mas acabaram por seguir caminhos separados no mundo digital, em 2017.
Bruna afastou-se, durante algum tempo, dos vídeos, mas regressou no ano seguinte. Bárbara Corby manteve-se no YouTube e foi construindo o seu espaço no digital.
Hoje em dia, os temas vão da moda às viagens, da maternidade à decoração, passando pelos vídeos em formato diário, pelas tendências de roupa para as estações e dicas sobre tópicos específicos. Apesar de manter alguma regularidade nas publicações no canal, é para o Instagram que produz a maioria dos conteúdos, tanto em formato fotografia, como através de vídeos.
Veja aqui o primeiro vídeo do canal de Bárbara Corby, depois de se despedir das "Corbyssimas".
Mafalda Sampaio
Começou no Youtube em 2014, sob o nome A Maria Vaidosa. Hoje, aos 30 anos e a poucas semanas de ser mãe pela segunda vez, prefere ser chamada pelo nome próprio, Mafalda Sampaio e deixou A Maria Vaidosa (AMV) para a revista, lançada entre 2017 e 2019.
Começou com tutoriais de maquilhagem e de cabelo, mas passou a documentar os seus dias em vídeo, mostrando aos seguidores várias fases da vida, desde a saída de casa dos pais, para ir morar com o namorado, Guilherme, passando pelas viagens, até à maternidade. Para o efeito, chegou a ter um segundo canal, que já não se encontra ativo, "A Maria Vaidosa Vlogs", no qual publicava, exclusivamente, vídeos em formato diário.
Atualmente, continua a alimentar o canal no Youtube, mas é mais ativa no Instagram, onde conta com 577 mil seguidores. Além das fotografias, a influenciadora digital continua a comunicar em formato vídeo, no IGTV e nas stories, agora acompanhada pela filha, Madalena, de 3 anos.
Veja o primeiro vídeo de Mafalda Sampaio no Youtube.
Alice Trewinnard
Lançou-se no Youtube em 2015, por influência da amiga do digital, Mafalda Sampaio. O canal designava-se "Golden Locks" e Alice Trewinnard explicava como fazer alguns penteados, como tranças, apanhados, caracóis e sugestões para casamentos. O tema foi, também, explorado num blogue com o mesmo nome e no livro, publicado nesse ano, "Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados".
Aos poucos, do cabelo foi-se estendendo para a maquilhagem. Deixou o "Golden Locks", assumiu-se em nome próprio e começou a explorar outro tipo de conteúdos, desde os vídeos em formato diário, alimentação saudável, viagens e, mais recentemente, casamento e mudança de casa.
Hoje, com 31 anos, continua a publicar no Youtube com regularidade, contudo, desde que que a filha, Vera, nasceu, em maio de 2021, tem estado mais focada no Instagram, onde tem perto de 290 mil seguidores.
Veja o primeiro vídeo de Alice Trewinnard no Youtube.