Nascida Maria Alice de Carvalho Monteiro Custódio, mais conhecida por Lili Caneças, devido ao casamento com o empresário Álvaro Caneças, completa esta quinta-feira, 4 de abril, 80 anos. Para assinalar a data, a MAGG reuniu algumas fotografias da mais reconhecida figura do jet set português, que é presença assídua na televisão e na imprensa.
Aos 16 anos, a socialite apareceu pela primeira vez na televisão ao vencer um concurso de máscaras no Casino do Estoril, tendo sido entrevistada pela RTP. Trabalhou como hospedeira da TAP Air Portugal durante pouco tempo, dado que com pouco mais de 20 anos casou-se com o milionário Álvaro Caneças, que lhe proporcionou uma vida luxuosa e a fez conhecer várias celebridades. Aos 37 anos divorciou-se, tendo dois filhos em comum, Rita e João, e foi viver para Cascais.
Em 2001, foi comentadora do reality show “O Bar da TV”, na SIC, apresentado por Jorge Gabriel, onde ficou conhecida como a “tia de Cascais”. Neste ano, Lili Caneças fez um peeling ao rosto, algo quase inédito em Portugal, e a estação de Paço de Arcos abriu o noticiário a dar essa informação. Entretanto, já realizou várias cirurgias estéticas, como um lifting combinado com uma blefaroplastia para eliminar as rugas dos lábios e das pálpebras e também eliminou mais tarde as rugas do pescoço, segundo a "Caras".
Em 2004, Lili Caneças protagonizou uma das situações mais polémicas da sua carreira. No programa “HermanSIC”, conduzido por Herman José, a socialite entrou indignada em direto, reclamando sobre as piadas que faziam sobre si. Durante anos, as pessoas acharam que o momento tinha sido real, mas ambos esclareceram mais tarde que não passou de uma encenação programada.
Em 2005, participou na “Quinta das Celebridades”, na TVI. Posteriormente, e até 2009, tornou-se comentadora da rubrica “Dizem Elas e Ele”, juntamente com Cinha Jardim e Flávio Furtado, no “Você na TV”, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Em 2006, foi lançada a sua biografia escrita por Flávio Furtado, “Lili Caneças – Cinderela ao Contrário”.
Dois anos depois, aos 64 anos, teve uma experiência enquanto atriz de teatro na peça “Doce Pássaro da Juventude”, tendo sido desafiada pelo encenador Carlos Avilez. Em 2014, participou no programa “Sabadabadão”, de Júlia Pinheiro e João Baião, e em 2017 protagonizou o videoclipe de “Calhambeque”, que viralizou, do projeto musical “Dois Brancos & Um Preto”, formado pelos youtubers Nurb, Conguito e Pakistan. Em 2022, tornou-se comentadora do programa semanal “Em Família”, na TVI, apresentado por Rúben Rua e Maria Cerqueira Gomes.