Maria João Abreu encontra-se internada no Hospital Garcia de Orta, Almada, com prognóstico reservado desde a última sexta-feira, 30 de abril, após se ter sentido mal nas gravações da novela "A Serra", da SIC. A atriz foi diagnosticada com um aneurisma cerebral, tendo tido depois um AVC hemorrágico já no hospital.

Tudo aconteceu depois da gravação de uma cena da produção da SIC, no décor do restaurante, na qual contracenavam com Maria João Abreu os atores Carla Andrino, João Maneira, João Jesus e Rita Cruz. "Quando isso aconteceu, ela estava nos bastidores. Começou a sentir-se mal e a gritar", conta fonte próxima da atriz à revista "TV 7 Dias".

Famosos reagem ao estado de saúde de Maria João Abreu. "Estamos a torcer pela tua recuperação"
Famosos reagem ao estado de saúde de Maria João Abreu. "Estamos a torcer pela tua recuperação"
Ver artigo

Alguns atores, como José Mata, Dânia Neto e Carla Andrino aperceberam-se e terão socorrido a atriz, que começou a proferir frases sem nexo, seguindo-se de convulsões até que desmaiou. O INEM foi chamado aos estúdios da SP Televisão, em São Marcos, Cacém, transportando a atriz para o Hospital Amadora-Sintra.

Dada a gravidade do seu estado de saúde, acabou por ser transferida para o Hospital Garcia de Orta, Almada, onde permanece em coma induzido. No sábado, dia 1 de maio, a atriz foi operada de urgência, mas os médicos não terão conseguido chegar ao aneurisma, avança a mesma publicação.

Já no domingo, 2, terá sido implementado à atriz um stent, um pequeno tubo colocado numa artéria para manter o fluxo sanguíneo. "Na cirurgia (...), inserem um tubo muito fininho na artéria da virilha e por dentro das artérias esse tubo é conduzido até ao aneurisma cerebral. [...] Isso faz reforçar a parede e faz com que se reduza o risco de romper e provocar um AVC hemorrágico", explica, em entrevista à MAGG, Bruno Lourenço Costa, médico neurocirurgião.

Ainda assim, o estado da estrela de "Golpe de Sorte", série que protagonizou na estação de Paço de Arcos, agravou-se e acabou mesmo por sofrer um AVC hemorrágico e teve de ser submetida a uma nova cirurgia. "A João está em coma e continua igual (...). Está a drenar, o que pode ser um processo bastante moroso", conta a mesma fonte à revista da Impala.

Mas, segundo o ator João de Carvalho, a intérprete tinha "dois aneurismas". "O primeiro eles localizaram e fizeram um stent, só que não deram conta que estava lá outro, numa zona mais profunda", disse o ator, que esteve à conversa com os jornalistas na inauguração de uma exposição dedicada a Ruy de Carvalho, na Casa do Artista.

Uma outra fonte acrescenta que Maria João Abreu pode ainda ter possibilidades de recuperar. "(...) Há fortes possibilidades de a João ultrapassar este problema sem sequelas, embora tenha sempre pela frente um longo período de recuperação", contou à publicação da Impala.

O apoio da classe artística e novela a ser readaptada

No que diz respeito à novela "A Serra", cujas filmagens devem terminar dentro de dois meses, Maria João Abreu não deverá ter tempo de voltar a integrar o elenco. Agora, as cenas estão a ser readaptadas para que se encontre um novo desfecho para a personagem Sãozinha, a padeira interpretada pela atriz.

Desde que se soube do seu estado de saúde que os familiares mais próximos não arredam pé do hospital. João Soares, de 46 anos, com quem a intérprete é casada desde 2012 tem estado próximo da mulher. Para além disso, prestou já uma homenagem nas redes sociais, alterando a sua foto de perfil e capa no Facebook, colocando imagens nas quais surge ao lado da atriz.

Os filhos, Ricardo, de 28 anos, e Miguel, de 35, fruto do casamento de 23 anos com o ator José Raposo também têm estado a acompanhar o estado de saúde da mãe. O ex-marido tem estado também muito próximo dos filhos e de João Soares no decorrer da última semana.

"Estamos todos muito preocupados. Para terem uma ideia, todas as noites, às 21h30, estamos em conjunto, no Whatsapp, a orar por ela. Todos nós temos uma vela acesa em casa por ela. No dia em que isto lhe aconteceu, não sei quantas vezes é que rezei o terço", conta ainda o ator João de Carvalho aos jornalistas, no evento dedicado ao pai.

Nas redes sociais, as homenagens e palavras de apoio à estrela da estação de Paço de Arcos multiplicam-se. "Desde que soube o que se passou que não deixo de pensar em ti. (...) Estou muito abalado com tudo isto e a pensar que a vida é muitas vezes injusta. Estamos todos a torcer pela tua rápida recuperação", escreveu o ator Ruy de Carvalho no Facebook.

"Calma e serenidade num momento que é delicado. Portanto, mandamos aqui um abraço imenso. Se há pessoas de quem todos nós gostamos muito é da Maria João. Um grande beijo minha querida, as coisas vão ficar bem", disse a apresentadora Júlia Pinheiro, em direto nas tardes da estação de Paço de Arcos, na última terça-feira, 4.

O diagnóstico de fibromialgia e a morte do pai

A vida de Maria João Abreu tem tido alguns períodos mais complicados. Há cerca de quatro anos, a atriz foi diagnosticada com fibromialgia, uma doença crónica que causa dores nos músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores no corpo que ocorrem frequentemente.

"Não tomo nada de anti-inflamatórios, tomo óleo de CBD. É um óleo que eu ponho debaixo da língua, pela manhã", revelou a intérprete em agosto de 2020 no programa "Casa Feliz", à conversa com João Baião e Diana Chaves. O óleo de canabidiol, feito a partir da planta da canábis, ajuda a aliviar a ansiedade, as insónias, os sintomas de epilepsia, entre outros.

Apesar de ter aprendido a lidar com a doença, a vida de Maria João Abreu voltou a dar uma volta de 180 graus no final de novembro de 2020, quando perdeu o pai, vítima de COVID-19. Na altura, a intérprete e toda a família ficou infetada com o novo coronavírus, nomeadamente os pais, a irmã e o marido, João Soares.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.