Kris Kristofferson, um nome já bastante conhecido na indústria da música country e um ator de renome que entrou no mundo do cinema depois do seu desempenho no filme de 1976 “Nasce Uma Estrela”, protagonizado ao lado de Barbra Streisand, morreu no passado sábado, 28 de setembro, aos 88 anos. A notícia foi avançada pela família, citou a revista “People”, que explicou que Kris tinha morrido “pacificamente”.

Morreu Maggie Smith, a eterna professora McGonagall de Harry Potter. Tinha 89 anos
Morreu Maggie Smith, a eterna professora McGonagall de Harry Potter. Tinha 89 anos
Ver artigo

“É com o coração pesado que partilhamos a notícia de que o nosso marido/pai/avô, Kris Kristofferson, faleceu pacificamente no sábado, 28 de setembro, em casa. Somos todos muito abençoados pelo tempo que passámos com ele. Obrigado por o terem amado durante todos estes anos e, quando virem um arco-íris, saibam que ele está a sorrir para todos nós”, lê-se no comunicado enviado pela porta-voz da família, Ebie McFarland. No entanto, a mulher não explicou mais detalhes sobre a morte do cantor e ator, que aconteceu em Maui, no Havai. 

Foi em 1967 que Kris Kristofferson lançou o seu primeiro single oficial, “Golden Idol”, mas o sucesso que não conseguiu obter através desta canção, de acordo com a publicação norte-americana, conseguiu-o escrevendo êxitos para outros artistas.

“Sunday Mornin’ Comin’ Down”, para Ray Stevens, “Me and Bobby McGee”, para Roger Miller, “From the Bottle to the Bottom” para Billy Walker, e ainda “For the Good Times” para Ray Price fizeram de Kris Kristofferson um dos melhores compositores daquela geração.

No entanto, a sua música não ficou de lado, tendo também gravado os seus próprios êxitos ao longo dos anos 70, como “Why Me", "Loving Her Was Easier (Than Anything I'll Ever Do)", e "Watch Closely Now".

Com todo este sucesso, o cantor e compositor conseguiu conquistar, entre 1971 e 2014, quatro Prémios Grammy (Melhor Canção Country em 1971, Melhor Performance Country em Grupo em 1973 e em 1975, e Prémio de Carreira em 2014), conseguindo fixar o seu nome na indústria da música.

No entanto, a música não foi a única indústria onde Kris Kristofferson meteu o pé: também o cinema fez parte da sua vida, onde protagonizou filmes como “PayBack - A Vingança”, “Alice Já Não Mora Aqui”, "Blade" e “Nasce Uma Estrela”, este último que o catapultou para o estrelato neste mundo, em 1976.

Em 2021, Kris Kristofferson, segundo o “Jornal de Notícias”, afastou-se dos palcos e das gravações, aparecendo apenas algumas vezes no palco em ocasiões especiais. Quanto à vida amorosa, o cantor e ator casou-se em 1973 com a compositora Rita Coolidge, mas acabaram por se divorciar sete anos depois.