Fez sucesso imediato entre os mais jovens, mas tem vindo a conquistar os mais velhos. Da comédia às dobragens, dos desafios mais estranhos às danças mais ou menos complexas, o TikTok tornou-se ainda mais popular durante o primeiro confinamento e liderou a lista das aplicações mais descarregadas em 2020 — conforme avançado pelo "Jornal Económico".

Do TikTok para os palcos, Constanza Ariza é bailarina em espetáculo dirigido por Cifrão
Do TikTok para os palcos, Constanza Ariza é bailarina em espetáculo dirigido por Cifrão
Ver artigo

A rede social foi criada na China, em 2016, e veio substituir a Musical.ly, aplicação que foi comprada e transformada no atual TikTok e cujo conceito era similar: vídeos curtos e dinâmicos, que, pela sua singularidade, captam a atenção dos utilizadores.

Do milhão aos seis milhões, a MAGG dá-lhe a conhecer a lista dos 10 TikTokers portugueses com mais seguidores — que já deixaram, também, a sua marca em outras plataformas digitais.

Rui Carlota — 6 milhões de seguidores

Rui Carlota tem 35 anos, vive em Almeirim, é técnico de fisioterapia e lidera o top 10 de portugueses com mais seguidores no TikTok. Tem vídeos com quase 100 milhões de visualizações e dedica-se a conteúdos originais e montagens de cenários dramáticos, como, por exemplo, animais ou pessoas em perigo. Tudo começou "por brincadeira", há cerca de dois anos, mas o crescimento no digital aconteceu de forma exponencial.

Numa entrevista recente à revista "Sábado", o influenciador revelou que já trabalhou com oito marcas, até ao momento, sendo que a primeira foi a Licor Beirão. Por vídeo, "cobra entre 500€ e 2 mil euros", contudo, apesar de o rendimento ter sido "suficiente para abrir atividade nas finanças como empresário em nome individual", ainda não é suficiente para abandonar a área de formação profissional.

Em julho, Rui esteve com a namorada, Catarina, no "Cristina ComVida". O casal está a preparar o casamento (adiado três vezes) para 2022 e aguarda a chegada da primeira filha, Laura, fruto de uma relação de 14 anos.

Ibeneizer Giro Sá — 4,9 milhões de seguidores

Filho de pais nascidos na Guiné Bissau, é modelo agenciado pela Face Models e o segundo TikToker com mais seguidores em Portugal. Ibeneizer Giro Sá começou há dois anos, com duas contas, mas perdeu-as e, em 2020, teve que recomeçar do zero. Num ano, conquistou quase 5 milhões na rede social com vídeos de dobragens, danças e com o irmão mais novo, Daniel.

O influenciador é estudante de um curso técnico de informática, conforme revelou, em outubro, enquanto convidado do "Conversas ao Sul", da RTP África.

Bruno Almeida — 3,5 milhões de seguidores

Tem 25 anos e foi o primeiro português a alcançar a marca de um milhão de seguidores no TikTok. Numa entrevista à MAGG, em 2020, explicou que foi um dos pioneiros no País, tendo começado em 2016, na aplicação Musical.ly.

Bruno Almeida procura seguir as tendências da rede social, por meio da produção de conteúdos de comédia que provoquem reações e interações na comunidade digital. O influenciador tem, também, um canal no Youtube, com cerca de um ano e meio e mais de 30 mil seguidores.

Lili Marques — 3,1 milhões de seguidores

Conhecida como Lili on Screen pelos internautas, Lili Marques é Youtuber, streamer e uma das TikTokers mais famosas em Portugal.

Ultrapassou a barreira dos 3 milhões de seguidores no TikTok e quase 50 mil likes. Apesar de produzir conteúdo original para a plataforma, a maioria dos vídeos são de reações e correspondem destaques do que publica no Youtube — por exemplo: às casas mais caras do mundo, memes, tweets, piores disfarces de Haloween.

Em agosto de 2020, a influenciadora fundou uma marca de sweats, a Blazyng, projeto que não tem novos lançamentos desde fevereiro.

Joel Barreira — 2,8 milhões de seguidores

Joel Barreira começou a criação de conteúdos para o TikTok em setembro de 2020 e, em pouco mais de um ano, tem perto de 3 milhões de seguidores e 30 milhões de likes.

Define-se como o "CEO da persistência" e acredita que esta "realiza o impossível". Por isso, ao longo de mais de 1.000 vídeos dedica-se a desafios que parecem impossíveis de concretizar, por exemplo, com cartas e bolas de ping pong.

O TikToker divulga os vídeos das tentativas no Instagram, onde conta com 15,3 mil seguidores e tem, ainda, um canal no Youtube, com menos de mil subscritores.

Sara Beauty Corner — 2,3 milhões de seguidores

Tem 35 anos e é conhecida no digital pelos vídeos de DIY. Do TikTok ao Youtube, passando pelo Instagram, Sara partilha alguns truques, dicas — de manicure e não só — e desafios.

Natural da Eslovénia, já morou na Noruega e em Portugal. Como TikToker, ultrapassou a barreira dos 2 milhões de seguidores, tem quase 46 milhões de likes e 10 milhões de visualizações.

Dj Zanova — 2,2 milhões de seguidores

Olga Ryazanova é natural de Moscovo, vive em Esposende, mas viaja por vários locais, em Portugal e no estrangeiro, como DJ de música eletrónica. Em novembro, lançou uma nova canção, "Stay", que tem mais de 100 mil visualizações no Youtube.

Zanova divulga o seu trabalho nas redes sociais e faz sucesso entre os internautas. No TikTok, produz conteúdo original e partilha vídeos das suas performances em festas, bares, discotecas.

Miguel Fersou — 2 milhões de seguidores

Nasceu em Portugal, viveu em vários países, mas é filho de pais brasileiros. Miguel Ângelo tem 19 anos, define-se como "filho de terceira cultura" e é criador de conteúdos digitais no TikTok, Instagram, Youtube e Twitter.

Numa entrevista ao "Curto Circuito", revelou que se estreou como TikToker em fevereiro de 2020 e foi no verão desse ano que cresceu. Com os seus vídeos, nos quais mostra os looks e faz dobragens, já conquistou 2 milhões de seguidores e quase 90 milhões de likes.

Gonçalo Reis — 1,8 milhões de seguidores

Divide-se entre os encantos de Sintra, onde mora, e as paisagens da Serra da Estrela, de onde é natural. No TikTok, Gonçalo Reis faz sucesso com os vídeos de comédia e a sua criatividade já conquistou quase 2 milhões de seguidores e 20 milhões de likes.

No Instagram, entre comida, viagens e looks, deixa as personagens que cria para os vídeos e assume-se como protagonista, em fotografias. Ainda assim, divulga o seu trabalho como criador de conteúdos através de reels.

Lucas with Strangers ­1,7 milhões de seguidores

“Como é que te posso fazer feliz?”. Foi com esta frase que a conta de Lucas Rodrigues atingiu as tendências do TikTok, em Portugal. Numa entrevista à MAGG, em agosto, o jovem de 20 anos explicou que o projeto nasceu sensivelmente um ano depois de um período de "stresse pós-traumático”, na sequência de ter sido “sequestrado”, em janeiro de 2020.

Começou no Instagram, com registos de todos os desconhecidos com quem se cruzava. Em seguida, passou para as perguntas “às quais não tinha resposta” ­­como “o que é que acontece depois da morte?” ­e começou a gravar as interações. A dada altura, num dia chuvoso, ofereceu “abrigo às pessoas” sem guarda-chuva e, partir daí, a ideia (inicialmente, sem qualquer perspetiva económica ou profissional) ganhou outra dimensão: deixou de apenas interagir com estranhos, para passar a ajudá-los.

Morreu Cláudia Amaral, a TikToker que sofria de uma condição rara que a envelhecia muito depressa
Morreu Cláudia Amaral, a TikToker que sofria de uma condição rara que a envelhecia muito depressa
Ver artigo

As respostas dos “strangers” ("estranhos", em português) que vai encontrando, na rua, variam entre simples abraços, a flores ou até a viagens de avião e são divulgadas em vídeos, nas suas redes sociais. Lucas dedica-se totalmente ao digital e satisfaz os pedidos com base em doações, que vai recebendo dos utilizadores que o seguem tendo já recusado propostas de marcas e agências, com receio de perder genuinidade.

Cláudia Amaral também pertencia ao top 10 dos maiores TikTokers em Portugal, com quase 3 milhões de seguidores. A jovem de 23 anos sofria de uma condição rara, designada progeria, que a fazia envelhecer sete vezes mais rápido do que o habitual e morreu na madrugada de sexta-feira, 19 de novembro.

Nas plataformas digitais, como o Instagram ou o TikTok, partilhava vídeos de dança e fotografias da sua rotina, mostrando-se sempre alegre e com força.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.