Está aberta a época do caracol, da cerveja a acompanhar, do queijo em cima de uma fatia de pão e até do pica-pau ou das moelas quando os petiscos de verão se querem mais consistentes. No entanto, estas não são opções viáveis para muitos vegetarianos e vegans cujo consumo de produtos de origem animal não fazem parte nem do verão, nem de qualquer outra estação do ano.

E é precisamente para todos aqueles cuja alimentação é de base vegetal — seja vegetariana, vegan ou flexitariana — que trazemos algumas sugestões. Não é que não se possa substituir uns caracóis por uns tremoços, mas como ficou patente numa célebre campanha, "poder, podia, mas não era a mesma coisa".

Como a quarentena ajudou Luís, Ana, José e Tatiana a tornarem-se vegetarianos
Como a quarentena ajudou Luís, Ana, José e Tatiana a tornarem-se vegetarianos
Ver artigo

Resta-nos aproximar as versões originais da réplica mais semelhante que existe no mundo da alimentação mais amiga do ambiente e dos animais. Quantos às bebidas que acompanham os petiscos de final de tarde, a cerveja, a cidra ou o vinho podem ser partilhados por todos (ainda que a maioria dos vinhos sejam utilizados produtos de origem animal, atenção).

Mas para a parte da comida, aqui ficam as nossas sugestões:

Caracóis em versão tofucóis

tofucois
créditos: veggitableblog

Ingredientes: 
500 gramas de tofu
1 malagueta
1 cebola
4 dentes de alho
Água, até cobrir
50 ml azeite
3 folhas de louro
4 colheres de chá de orégãos
1 colheres de chá de tomilho
1 colher de sopa de miso branco (opcional)
Flor de sal ou sal marinho, a gosto (se utilizar miso, não coloque sal)
Pimenta preta, a gosto

Modo de preparação:
Retire o tofu da embalagem e drene o líquido envolvendo o tofu num pano ou em papel de cozinha, até sair o líquido (isto vai fazer com que o tofu consiga absorver melhor os sabores). Corte o tofu em cubos muito pequenos, corte a malagueta ao meio. Pique a cebola e os alhos. Coloque os ingredientes cortados num tacho e junte água até cobrir os cubos de tofu. Adicione o azeite, as folhas de louro, os orégãos, o tomilho, o miso branco (opcional), o sal e pimenta preta. Leve ao lume. Quando começar a ferver deixe cozinhar durante 20 minutos e desligue. Sirva com palitos os cubos de tofu ainda quentes e com a calda.

Esta receita é do blogue Veggitable.

Queijo fresco em versão "queijo" fresco vegan de caju

queijo vegan
créditos: madebychoices

Ingredientes:
½ Cup 75 gramas de cajus ou amêndoas sem pele
375 ml (250 ml + 125 ml) de água
1 colher de sopa de sumo de limão
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de agar-agar (pode ser em flocos)
1 colher de sopa de levedura nutricional opcional*
Pimenta e noz-moscada em pó a gosto
Sal a gosto

Modo de preparação:
Demolhar os cajus por cerca de 4 horas. Num processador de alimentos juntar os cajus demolhados, o dente de alho, ½ cup de água, o sumo de limão, a levedura de cerveja e os temperos a gosto (aqui podem juntar mais temperos). Triturar tudo (velocidade 7), por cerca de 1 minuto. Reservar.
Num tacho pequeno aquecer um cup (250ml) de água e o agar-agar, mexer. Quando levantar fervura contabilizar 8 a 10 minutos mexendo sempre muito bem, até o agar-agar ter dissolvido completamente. Este processo vai permitir activar o agar-agar. Passado esse tempo desligar o fogão e misturar o liquido ao molho de caju. Triturar tudo muito bem na velocidade máxima por 1 minuto. Num tupperware de vidro redondo ou rectangular, transferir rapidamente toda a mistura e deixar arrefecer. Quando estiver frio guardar no frigorífico até solidificar (cerca de 1 a 2 horas). Desenformar o “queijo” e servir com tostas.

Esta receita é do blogue Made by Choices.

Paté de atum em versão paté de lentilhas

paté
créditos: anaisagoncalves/Instagram

Ingredientes:
100 gramas de lentilhas verdes demolhadas (cerca de 50 gramas antes de demolhar)
Meia cebola
1 colher de sopa de azeite
Alho, pimenta, caril, cominhos e sal a gosto

Modo de preparação:
Cozer as lentilhas por cerca de meia hora (certifique-se de que ficam mesmo muito bem cozidas). Enquanto as lentilhas cozem, “saltear” a cebola num bocadinho de água até ficar translúcida. Reservar. Depois de as lentilhas estarem cozidas e bem escorridas, colocar num recipiente, juntar a cebola, o azeite e os temperos e triturar tudo com a varinha mágica até formar uma pasta homogénea. Podem fazê-lo num processador de comida, se preferirem. Colocar num pote de vidro e guardar no frigorífico.

Esta receita é da criadora de conteúdos digitais Anaísa Gonçalves.

Moelas em versão "moelas" de seitan

moelas
créditos: laranjalimanutricao

Ingredientes (para 4 pessoas):
500 gramas de seitan
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de pimentão doce
Sal, pimenta-preta, pimenta cayenne e piri-piri a gosto
80 ml de polpa de tomate biológica ou passata
80 ml de cerveja ou vinho branco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
Água q.b.
Pão e salsa fresca para servir

Modo de preparação:
Comece por picar finamente a cebola. Refogue-a em azeite, em lume médio, até ficar translúcida. Junte então os dentes de alho, também picadinhos, cozinhando ligeiramente. Adicione a polpa de tomate, o molho de soja, o louro, o piri-piri, as especiarias e deixe apurar. Refresque com a cerveja ou o vinho branco e coloque, de seguida, o seitan partido em cubos médios (mais ou menos do tamanho das moelas). Junte um pouco de água a ferver, se necessário, e tape, para que o seitan ganhe o sabor do molho. Deixe cozinhar em lume brando. Passador cerca de 15-20 minutos, prove e retifique os temperos, se necessário. Sirva com pão e salsa fresca picada.

Esta receita é do blogue "Laranja Lima".

Pica-pau em versão "Pica-pau" de Cogumelos

pica pau
Vegan recipes for everyone créditos: veondapp

Ingredientes:
300 gramas cogumelos frescos, cortados às fatias
2 dentes de alho grande, picado
3 chalotas, cortadas ao meio
1 colher de sopa de azeite (ou óleo de côco)
3 colheres de sopa de leite de côco
8-10 raminhos de tomilho
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
Sal e pimenta preta, a gosto

Modo de preparação:
Fatie os cogumelos, pique os dentes de alho e corte as chalotas ao meio. Aqueça uma colher de sopa de óleo numa panela anti-aderente em lume médio. Adicione o dente de alho picado e as chalotas na panela e refogue por 2-3 minutos, para alourar. Adicione os cogumelos à panela e refogue por mais 3-5 minutos, até ficarem cozidos e perderem toda a água. Tempere com sal, pimenta e orégãos. Quando os cogumelos tiverem perdido toda a água, adicione o leite de côco e a levedura nutricional e refogue por mais um minuto, até que o leite de coco tenha evaporado. Polvilhe com o tomilho e sirva acompanhado uma boa sopa e pão torrado.

Esta receita é de Flor Oliveira, autora do blogue Comidamor, disponível na Veond App.

Amêijoas à Bulhão Pato em versão cogumelos à Bulhão Pato

cogumelos
créditos: The Green Vegan Flamingo/Facebook

Ingredientes:
250 gramas de cogumelos frescos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
30 gramas de manteiga vegetal⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4 dentes de alho⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 cálice de vinho branco⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
q.b. sumo de limão⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
q.b. coentros⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
q.b. azeite⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
q.b. sal⠀

Modo de preparação:
Leve a manteiga com azeite ao lume numa frigideira ou num tacho largo, com os dentes de alho, descascados e cortados em "rodelas". Introduza os cogumelos e metade dos coentros picados. Tempere com sal e regue com um cálice de vinho branco. Deixe cozinhar um pouco para que o álcool evapore. Após o vinho evaporar, deixe mais 5 a 10 minutos e desligue o fogão. Regue com limão, acrescente os coentros restantes e envolva. Sirva com limão cortado em gomos.

Esta receita é do Instagram The green Vegan Flamingo.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.