O mundo do vinho é fascinante e tem evoluído muito na última década. Desde os vinhos doces e generosos aos vinhos naturais, espumantes, vinhos leves, brancos e laranja, tintos e claretes, há certamente um vinho que “harmonize” na perfeição com cada um dos 12 signos do zodíaco.

Carneiro

É espontâneo e com bom sentido de humor. Mas tem os seus momentos de impaciência e por vezes é impulsivo. O signo Carneiro vai gostar de um vinho natural, fora da caixa. Os vinhos naturais não têm grande manipulação na adega, fazem-se “sozinhos” e por isso o resultado pode ser imprevisível!

A sugestão para pessoas Carneiro é o Niepoort Nat Cool Drink Me Vinho branco, muito leve em álcool, mas intenso em sabor, seco e com acidez forte. Tem algum gás, como se a fermentação ainda estivesse a acontecer na garrafa por isso, cuidado ao tirar a carica!

carneiro

Touro

Vive a vida com serenidade e pés assentes no chão. A pessoa de signo Touro é teimosa e por isso também paciente, desde que as coisas fiquem ao jeito que gosta. Para este signo, não é um problema esperar até o vinho estar perfeito.

E não há vinho que mais precise de tempo para se aprimorar, do que um vinho do Porto. Doce, intenso, com aromas de frutos secos, brioche e um toque de casca de laranja é o Special Reserve White Port da Vasques de Carvalho. Não se deixem intimidar com o nome pomposo, é na verdade um bom Porto para servir no copo de um Touro!

Touro

Gémeos

As pessoas de signo Gémeos gostam de festa, são bons amigos, extrovertidos e gostam de celebrar a vida. São também um pouco instáveis e podem explodir a qualquer momento. Parece a descrição perfeita de um bom espumante da Bairrada, 100% feito com a casta Baga.

Da casa com mais de 200 anos à degustação com vinhos dos Açores, o Pico está à sua espera
Da casa com mais de 200 anos à degustação com vinhos dos Açores, o Pico está à sua espera
Ver artigo

Esta casta nunca desilude e é sempre boa companhia seja num puro tinto ou mesmo num espumante. Neste caso, o Espumante Ortigão Baga Bruto. Este é um vinho divertido, com bolha fina, muito aromático e gastronómico. Ou seja, pede uma boa comida a acompanhar, tal como os Gémeos gostam!

Gémeos

Caranguejo

Caranguejo é uma pessoa sensível e carinhosa. Hospitalidade é das suas maiores qualidades, por isso adoram receber família e amigos em casa. Mas, sendo o signo mais emotivo do zodíaco, também tem os seus momentos de carência, por isso vamos deixá-los sossegados.

O ideal é servir-lhes um vinho leve da região de Lisboa, como o Sottal da Quinta do Sanguinhal, feito maioritariamente com a casta Moscatel que é, já por si, um pouco doce. Um vinho bem refrescante, com baixo grau alcoólico, ligeiramente frisante e ideal para início de convívio!

Caranguejo

Leão

Leão é líder, forte e vaidoso. Mas os nativos deste signo fogo são também pessoas muito generosas e determinadas: quando têm uma ideia na cabeça, não descansam até a conseguirem. Nada define melhor um Leão que a casta Touriga Nacional. É mais conhecida de Portugal e a nossa casta-rainha!

Esta casta tinta nasceu na região do Dão, portanto a sugestão é de Villa Oliveira Touriga Nacional. É um vinho sublime, elegante, com personalidade forte e aromas intensos de frutos silvestres. Não é um vinho barato… mas estamos a falar do signo Leão, certo?

leão

Virgem

São pessoas ponderadas e organizadas, as nativas Virgem. Gostam da vida simples e sem complicações. Mas são perfeccionistas e procuram qualidade em tudo o que fazem e no que consomem! Nesse caso, o vinho certo é um Arinto de Bucelas.

Na região demarcada de Bucelas só se produz vinho branco da casta Arinto, por isso, não há como errar! O Morgado de Santa Catherina tem uma cor dourada e aromas a alperce desidratado e nozes. Vai certamente agradar aos exigentes Virgem.

Virgem

Balança

Não há como fugir ao óbvio: nativos de signo Balança são pessoas equilibradas e justas. Além disso, são simpáticas, gostam de conviver e espalhar charme! Quando escolhem um vinho é para o partilhar com amigos e nesse caso, um Encruzado do Dão, é a opção certa.

Escorpião. Saiba tudo sobre o signo mais magnético do Zodíaco
Escorpião. Saiba tudo sobre o signo mais magnético do Zodíaco
Ver artigo

Entre outras características, a uva branca Encruzado consegue produzir vinhos com um equilíbrio quase perfeito entre açúcar e acidez. Terras de Madre de Água Encruzado é um vinho elegante, com aromas cítricos que deixam na boca um sabor intenso e prolongado.

Balança

Escorpião

Este é, possivelmente, o signo mais intenso do zodíaco. Pertence ao elemento Água, mas se assim é, que sejam águas bem profundas! Escorpião gosta de sabores fortes, de um vinho encorpado, com algum álcool e madeira bem presente. O vinho ideal é um bom tinto alentejano, como o Alicante-Bouschet da Herdade do Rocim.

Alicante-Bouschet é das castas com mais cor e mais sabor plantadas em Portugal. E com os calores do Alentejo, ela produz vinhos com sabor a compota de amoras e chocolate negro. Perfeito para as tenazes do Escorpião.

Escorpião

Sagitário

Ninguém os segura. É sabido que os nativos de Sagitário precisam do seu espaço, são livres, independentes e não gostam de monotonia. Isto tem o seu lado bom e mau. Por vezes sentem-se perdidos e com a vida desarrumada. Mas rapidamente “put their shit together” e seguem em frente com um sorriso na cara!

Uma pessoa de signo Sagitário é tipo o Vadio tinto da Bairrada. Um vinho sem envelhecimento em madeira, por isso pura fruta, como ginja e amoras. Muito elegante, aromático e cheio de vida!

Sagitário

Capricórnio

Capricórnio é clássico e responsável por natureza. Gosta de produtos de qualidade reconhecida. Não arrisca nem inova muito, sabe do que gosta e é feliz assim. Nos vinhos, tem gosto sofisticado, portanto é muito provável que a sua escolha recaia para um clássico tinto do Douro, como o Crasto Superior.

Feito com as principais castas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca, tinta Roriz e Sousão. Tem envelhecimento em carvalho francês, sabor a fruta preta e especiarias. Uma escolha segura para qualquer Capricórnio!

Capricórnio

Aquário

Adora desafios, é divertido e criativo. Mas um nativo Aquário não gosta de extremos nem de viver de forma demasiado intensa. Gosta sim, de aproveitar o bom que a vida dá, saborear o momento, de preferência rodeado de bons amigos. Uma pessoa Aquário seria feliz no Algarve, com um copo de Cabrita Negra Mole na mão.

Negra Mole é a casta tinta mais representativa desta região de sol e praia. Uma uva naturalmente com pouca cor e por isso produz vinhos aromáticos, com sabor a groselha e morangos frescos. Sem dar por isso, assim com calma, bebe-se uma garrafa inteira, tranquilamente!

Aquário

Peixes

Tem fama de ser o signo mais romântico do zodíaco. Os nativos de Peixe são sonhadores e intuitivos, e gostam de estar bem com as pessoas à sua volta. Não quer dizer que sejam “pãezinhos sem sal”, antes pelo contrário, são pessoas com grande talento para as artes. Por isso mesmo, vão gostar do Sonhador Rosé da Howard’s Folly.

Além do seu rótulo ser uma pintura de um artista internacional, este vinho alentejano destaca-se pelos aromas florais e sabor a frutos vermelhos e toranja. Intenso, mas muito equilibrado.

Peixes

*Madalena Vidigal é autora do blogue EntreVinhas, especializado em enoturismo e criadora do podcast 5 Minutos de Vinho. Apaixonada por vinhos e viagens, já visitou os cinco continentes, sempre de copo na mão!

Madalena Vidigal
créditos: © Miguel Valente, All Rights Reserved

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.