O The Future Of Food Is Female: Fabrica Musa Takeover (ou Triple F) está prestes a chegar à Fábrica Musa, trazendo ao espaço de Marvila cinco chefs mulheres, que por lá vão estar a apresentar os seus projetos culinários, todos os domingos de agosto, do 12h30 e às 21 horas. Com diferentes nacionalidades, cada uma faz propostas distintas, dando a provar sabores de diferentes partes do mundo. A estas, juntam-se ainda cinco fornecedoras. Mas já lá vamos.

Antes, exploremos o conceito do evento que arranca já este domingo, 2 de agosto. O Triple F é um evento pensado para mulheres, mais concretamente, para todos os que se identifiquem com o conceito womxn — expressão onde cabem vários géneros e que quer afastar a origem da palavra "woman" (mulher, em inglês) de "man" (homem, em inglês).

Mas, calma, porque todos serão bem-vindos. O que interessa é o espírito. "A participação no projeto está aberta a qualquer um e a todos os que se identificam como womxn. Percebo que isto pode ser visto como exclusivo para alguns, especialmente para os homens, mas há imensas plataformas e prémios que destacam os homens desta indústria", revela à MAGG Jenifer Duke, proprietária da Rebel Rebel, uma empresa de importação de vinho natural, e fundadora do Triple F.

O objetivo passa, então, por "trazer à luz da ribalta as mulheres de todas as identidades, fundos e sombras", revela. Marvila foi o local escolhido depois do seu namorado, chef na Musa, a ter convidado para assumir o controlo da cozinha com o projeto Triple F,

O convite foi irrecusável, assim como para as mulheres que Jenifer acabaria depois por desafiar a fazer parte. "Escolhi um estilo de cozinheiras para virem cozinhar aquilo que penso que seja complementar num ambiente de cervejaria", refere a responsável.

As cinco mulheres conheceram-se online, em parte graças ao trabalho de Jenifer Duke: como distribuidora de vinho, vai conhecendo pessoas de variadas áreas, mas, sobretudo, ligadas à indústria da gastronomia. "Desde que lancei o projecto em março de 2019, vou mantendo uma lista de contactos de mulheres que conheci. Quando tive a ideia de criar um evento, contactei-as. Para esta série de eventos, teremos cinco chefs e cinco fornecedores, todas mulheres."

Do México à Coreia, quem vai cozinhar e o que vai poder comer

Paulina Loya e Karla Mañé vão dedicar-se aos sabores mexicanos, Yu Lin Humm irá servir pratos autênticos vietnamitas com ingredientes locais biológicos, Lara Espírito Santo, portuguesa, vai preparar um menu focado no conceito de desperdício zero na cozinha, e Jenifer Duke, a responsável por este assalto à cozinha da Fábrica Musa, irá transformar o espaço num bar de streed food coreana.

Estas são cinco das mulheres que querem mostrar que o futuro da gastronomia também é feminino, mas não estão sozinhas. É que muitos destes pratos vão ter o contributo de outra mulher, Valentina Amaral, habituada a desenvolver ingredientes fermentados como koji, miso, e que a cada semana vai ter também diferentes vegetais fermentados.

Kitchen Dates. Já abriu o restaurante onde só há uma mesa e nenhum caixote do lixo
Kitchen Dates. Já abriu o restaurante onde só há uma mesa e nenhum caixote do lixo
Ver artigo

A sobremesa que vai estar a cargo de Juliana Penteado, que a cada semana vai apresentar um novo coque de sabores doces. E o que é que se bebe? Isso é fácil: cerveja Musa, mas não só. Haverá também bebidas diferentes, como é o caso da Fiz Kombucha desenvolvida por Ana Jugen. Só depois de comer e beber é que já pode colocar a máscara personalizada feita com algodão biológico tingido com sumo de fruta e vegetais da Pippa Wilson.

triple F
Henriette Arcelin

Quando pensou no projeto Triple F quis também que ele contribuísse para ajudar womxn de alguma forma. Doar uma parte dos lucros a uma instituição foi a solução encontrada. O destino ainda não está definido, "é sempre uma discussão de grupo", conta Jenifer. Ma não há problema: uma vez que ainda não sabem o resultado final que o evento, podem ponderar com calma até saberem que ao certo que quantia podem doar.

Vamos a datas: os tacos e outras iguarias mexicanas vão ocupar logo o dois primeiros domingos, 2 e 9 de agosto, a comida vietnamita tem lugar a dia 16, o conceito de sustentabilidade à mesa prova-se a 23 de agosto, e Jenifer encerra o programa das festas de sabores a 30 de agosto com o street food coreano.

"Diversidade, comunidade, empoderamento, força, e criatividade são as cinco primeiras palavras que me vêm à cabeça sobre aquilo que podem esperar", diz Jenifer. A acompanhar a comida e a bebida, conte ainda com Baque Mulher, um grupo musical de empoderamento feminino que também vai juntar-se ao The Future Of Food Is Female (Triple F), todos os domingos, entre as 17h e as 20h.

Fábrica da Musa

Morada: Rua do Açúcar 83, 1950-006 Lisboa
Reservas: 926 710 072⁣
Horário The Future Of Food Is Female: das 12h30 às 21 horas

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.