46% dos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos dormem menos de 6 horas por dia, 21% dizem que demoram mais de 30 minutos para adormecer e 32% consideram ter um mau sono. Os dados do Instituto Português de Pneumologia e da Sociedade Portuguesa da Medicina do Trabalho não deixam mentir: os portugueses dormem mal. Mas será que a mais recente sensação do TikTok pode vir reverter esta tendência?
Estamos a falar do Sleepy Girl Mocktail, um cocktail sem álcool que ficou viral na plataforma por, alegadamente, ser o melhor aliado de quem tem sérias dificuldades em adormecer e ter uma noite tranquila. A receita foi originalmente publicada pela criadora de conteúdos Calee Shea em 2023, mas voltou a tornar-se viral depois de ter sido partilhada por outra utilizadora, que já arrecadou mais de um milhão de visualizações.
Mas, afinal, que ingredientes milagrosos é que são usados nesta bebida? Se passar os olhos pela rede social, vai perceber que há várias versões deste mocktail, mas aquela que encontramos mais frequentemente inclui um refrigerante prebiótico ou água com gás, magnésio e sumo de ginja (ou cereja azeda).
Veja o vídeo.
Segundo os comentários que são deixados nas publicações de quem decide tentar a sua sorte com o Sleepy Girl Mocktail, parece ser efetivamente um aliado de peso para uma noite tranquila. No entanto, de acordo Samantha Cassetty, nutricionista em Nova Iorque, não é assim tão linear, já que "as respostas das pessoas variam", diz, citada pelo "Today".
Mas há uma base científica que sustenta o potencial deste mocktail. "As pesquisas apoiam que a junção destes ingredientes possa resultar num sono melhor " devido às especificidades de cada um, continua, acrescentando que o sumo de ginja, por exemplo, "tem uma concentração de melatonina – a hormona que induz a sonolência" elevada. A nutricionista frisa ainda que outros nutrientes do sumo desta fruta estão sob investigação e que podem desempenhar um papel positivo no sono.
Já o magnésio também pode ajudar a preparar o corpo para dormir, uma vez que está "envolvido na regulação da melatonina, que orienta o ciclo sono-vigília e dá início à sensação de sonolência", segundo a especialista. Além disso, este mineral regula a hormona do stress, o cortisol – pelo que, havendo uma maior sensação de tranquilidade, a probabilidade de adormecer tranquilamente é maior.
Quanto aos refrigerantes prebióticos, Samantha Cassetty tem as suas dúvidas. "Embora existam algumas provas de que os prebióticos podem contribuir para um sono melhor, não se pode afirmar que os refrigerantes prebióticos têm um impacto imediato nele", frisa, dizendo que a melhor forma de os obter é através da comida. A especialista aconselha a trocar o refrigerante por água com gás.
Ainda assim, há quem ache que esta bebida não é assim tão potente. É o caso de Pieter Cohen, professor da Harvard Medical School, que diz que o Sleepy Girl Mocktail pode não surtir um efeito assim tão bom quanto está a ser pintado nas redes sociais.
"Se a bebida parece funcionar para si, é provavelmente efeito placebo", disse o especialista, citado pelo "The New York Times". "É um pensamento totalmente mágico", continuou, acrescentando que "se começar a tomar qualquer coisa e começar a acreditar que isso lhe permite adormecer, essa crença é realmente poderosa".
Efeito placebo ou não, o especialista diz que não há mal em tentar. Por isso, se quiser replicar o Sleepy Girl Mocktail e atestar a teoria de que resulta (ou não), veja a receita e saiba como prepará-lo.
Veja a receita.
Ingredientes:
- ½ chávena de sumo de ginja puro
- 1 colher de sopa com magnésio em pó
- Refrigerante prebiótico ou água com gás
Preparação:
Num copo à sua escolha, coloque gelo. Depois, adicione o sumo de ginja puro, a colher de sopa de magnésio e a água com gás. Depois misture e beba uns minutos antes de se deitar.