A contagem decrescente para a primeira gala Guia Michelin Portugal começou oficialmente esta terça-feira, 16 de janeiro, com a apresentação dos chefs que vão cozinhar para os convidados do evento, que acontece a 27 de fevereiro no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira.
Dieter Koschina, do Vila Joya (duas estrelas Michelin) e João Oliveira, do Vista (uma estrela Michelin) coordenam a equipa composta por chefs da região do sul do País, encarregados de confecionar um jantar que vai homenagear a gastronomia portuguesa e, em particular, a algarvia.
Hans Neuner, do Ocean (duas estrelas Michelin), José Lopes, do restaurante Bon Bon (uma estrela Michelin), Liborio Buonocore, do Gusto by Heinz Beck (uma estrela Michelin), Louis Anjos, do Al Sud (uma estrela Michelin) e Luís Brito, do A Ver Tavira (uma estrela Michelin) compõem o elenco de chefs que, juntamente com Dieter Koschina e João Oliveira, vão dar a provar aos convidados o que de melhor se faz em Portugal.
A primeira gala do Guia Michelin Portugal marca uma nova fase para a promoção da gastronomia portuguesa. Pela primeira vez na história do guia francês, Portugal terá uma cerimónia dedicada apenas aos seus chefs e restaurantes, sendo que antes as distinções eram atribuídas em conjunto com Espanha.
Catarina Furtado será a apresentadora da gala e Fernando Alvim será o repórter que acompanhará a chegada dos convidados na passadeira vermelha. O evento será transmitido via streaming nas plataformas online do guia Michelin.