Há alguns tipos de comida que, quando chega a altura do calor, começamos a renegar, como é o caso do ramen e das papas de aveia. Por serem servidos quentes deixam de ser tão apetecíveis, mas não é o caso das papas salgadas e doces do Papa O'clock. São servidas à temperatura ambiente de modo a que se adequem a qualquer altura do ano e, no sentido contrário, são os ingredientes que as compõem que se adequam à época. Para junho foram adaptadas ao calor e também a uma celebração: os dois anos de existência do Papa O'clock.

Para celebrar a data, foram feitas várias alterações, quer na imagem — agora mais leve, substituindo o fundo preto do logotipo por um rosa suave —, quer na oferta.

"Houve algumas alterações nas papas. Eram 14, reduzimos para sete e alterámos os ingredientes de algumas. Por exemplo, a sunrise, uma das mais vendidas, tinha pêssego durante o verão e framboesas no inverno. E havia clientes que em vez de pêssego ou framboesas pediam para pôr manga, então achámos que faria sentido pôr manga o ano todo", refere à MAGG Luís Relógio, fundador da marca Papa O'clock e comissário de bordo em simultâneo.

Luís Relógio
créditos: divulgação

Nas restantes papas mudaram alguns ingredientes, como a troca do tomate seco pelo tomate cereja na papa salgada dawn, mas em todas houve uma alteração: o tamanho.

Deixa de haver um formato mais pequeno e outro maior, passando a existir apenas uma dose generosa para comer em colheradas lentas em qualquer altura do dia em casa, através dos serviços de entrega ao domicílio, no Balthazar Lisboa, que integra duas papas do Papa O'clock no menu, e no Delikaffe, o principal espaço onde são servidas todas as papas e onde as alterações também se fazem sentir.

Estes três amigos abriram um café de brunch deliciosamente instagramável. Conheça o Balthazar
Estes três amigos abriram um café de brunch deliciosamente instagramável. Conheça o Balthazar
Ver artigo

"Tínhamos o menu à parte e percebemos que, às vezes, as pessoas percorriam o menu do Delikaffe, escolhiam as coisas e só depois é que viam o menu do Papa O'clock. Então unimos os dois e no novo menu do Delikaffe vão lá estar as papas intercaladas", refere Luís.

Em suma, vai então passar a encontrar duas papas salgadas — a dawn (pesto, tomate cereja, mozarella e rúcula) e a noon (cogumelos, espinafres, parmesão e ovo escalfado) e cinco papas doces — a sunrise, a afeternoon (banana, mirtilo, chocolate preto e manteiga de amendoim), a night (maçã, granola, chia, chocolate preto e caramelo salgado), a sunshine (iogurte grego, framboesa, mirtilo e raspas de lima), e a moonlight (chia, noz-pecã, morango e banana caramelizada).

Cinco papas doce do Papa O'Clock
Cinco papas doce do Papa O'Clock créditos: divulgação

Existe ainda uma sexta papa doce, de edição limitada, que resulta de uma parceria com Débora Neves, ex-concorrente dos programas da TVI "Big Brother 2021" e do "Big Brother — Desafio Final".

A papa Devora by Debbie servida numa tigela fofinha

Papa Debbie
Papa Debbie créditos: divulgação

Outra das grandes novidades do aniversário do Papa O'clock é a papa feita em parceria com a ex-concorrente do "Big Brother", Débora Neves. Luís conta como é que surgiu a ideia.

"Ela já era fã das papas antes de ir para o 'Big Brother'", diz o fundador da Papa O'clock. "Contactou-me, porque já comia as papas antes de ir lá, e como lançou agora a marca das tigelas, achou que fazia sentido e então vamos juntar forças."

Em abril, Débora Neves criou a marca de tigelas Devora by Debbie, feitas à mão, em faiança com vidrados não tóxicos, modeladas e vidradas uma a uma. Têm servido para os pequenos-almoços dos fãs da ex-concorrente e agora vão ser o suporte da nova papa de edição limitada, de 15 de junho a 15 de setembro, quando servida no Delikaffe.

Dos snacks doces aos salgados, 10 marcas portuguesas que têm o que é bom e saudável
Dos snacks doces aos salgados, 10 marcas portuguesas que têm o que é bom e saudável
Ver artigo

A papa chama-se Debbie e é composta por banana, morango, caju, arandos, chia e mel, numa base de aveia, bebida vegetal, tâmara e beterraba, que lhe dá uma cor rosada "e não grande sabor [a beterraba]", sublinha Luís para os que já estão a temer o sabor a "terra" tão associado a este vegetal.

A papa Debbie foi pensada à semelhança dos gostos de Débora e da essência do Papa O'clock. "Perguntei quais eram os ingredientes preferidos dela e depois também tentei criar uma papa muito girly, como a Débora, daí a base cor de rosa. E a tigela é assim branca com uns coraçõezinhos cor de rosa. Arranjei ali um meio termo entre o que a Débora gostava e o que fazia sentido em termos de combinação", refere Luís Relógio sobre a nova papa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.