Se ainda é daqueles que acha que tudo o que é saudável não tem graça nem sabor, é porque certamente não está a par das novidades do mercado. Nos últimos anos, foram várias as marcas portuguesas que cresceram, nasceram ou mudaram de imagem e apostaram em força em criar produtos que cumprem a todos os níveis os dois requisitos — são saborosos e saudáveis.

Apesar de muito diferentes, a Happ.ines.s, Nolita, Oh! My Snack, Wakeup Coffee, Swee, Zesty, Tarwi, Seven Seas, O Caco e Obleias têm um objetivo comum: fazer com que todos possam escolher os seus produtos com a garantia de que estão a consumir comida que não será prejudicial à saúde (claro, sempre com moderação).

Obleias. Estas bolachas só têm uma caloria, existem em vários sabores e são vegan
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Apesar de a obesidade e excesso de peso ainda serem uma realidade muita presente em Portugal (e preocupante), são também cada vez mais as pessoas que se preocupam em optar por escolhas alimentares mais saudáveis, mas onde o sabor nunca é deixado de lado. Tal como já dizia Catarina Gouveia à MAGG, o segredo não está em deixar de comer, mas comer de forma diferente.

As alternativas de restaurantes e pastelarias saudáveis já são várias, mas o pior é quando estamos em casa e não sabemos como saciar a vontade de comer um snack doce ou salgado que seja também nutritivo e vá ao encontro das nossas necessidades. Para que não tenha mais essa dificuldade, reunimos dez sugestões de marcas portuguesas que lhe fazem chegar a casa comida boa e saudável.

Happ.ines.s

HAPP.INES.S
créditos: HAPP.INES.S

Criada por Inês Machado em março deste ano, a Happ.ines.s é a marca de pastelaria que tem (mesmo) opções para todos os gostos. Dos mais calóricos aos saudáveis e vegan, Inês decidiu criar receitas de bolos e bolachas que os clientes pudessem encomendar consoante a vontade, gosto ou restrições alimentares.

A gama Gooye  é a mais convencional, uma vez que toda as opções são feitas com os típicos ingredientes de sobremesas: ovos, manteiga, farinha trigo, açúcar — "tudo a que temos direito". Em contrapartida, existe a gama Healthy, cujo nome não deixa margem para dúvidas. Esta opção inclui vários bolos e bolachas saudáveis que são ainda vegan, sem glúten, açúcar e com baixo teor em hidratos de carbono. Contudo, não se preocupe porque estas características não fazem destes doces menos saborosos.

Os brownies, tanto na versão Healthy (3,80€) como na versão Gooey (3€), ou as bolachas são alguns dos produtos mais requisitados. Para que as iguarias da Happ.ines.s lhe cheguem a casa, basta fazer a encomenda através do site ou da página de Instagram. 

Zesty

Zesty
créditos: Instagram

Esta marca faz definitivamente esquecer a ideia preconcebida de que todos os chocolates saudáveis são menos bons do que os cheios de açúcar. Criada por Rosália Soares da Costa, que sempre defendeu uma alimentação saudável e equilibrada, a Zesty é uma marca de chocolates vegan, com alto teor de cacau e sem adição de açúcares.

Atualmente, os chocolates Zesty estão disponíveis em dois sabores (amendoim e avelã), a partir de 4,50€ por embalagem. As encomendas podem ser feitas online, através do site, e enviadas para qualquer parte do País. Apesar de este ser um chocolate ideal para ser consumido ao natural, Rosália diz que dá, sem dúvida, um toque especial a qualquer receita — como é o caso do banana bread que a influenciadora sugeriu à MAGG neste artigo. O chocolate é ainda ótimo para bolachas ou para as papas de aveia matinais.

Nolita

Nolita
créditos: Divulgação

Nasceu em 2019 pelas mãos de Fernanda Vasconcelos, que, confrontada com a dificuldade em encontrar alternativas saudáveis e práticas para os pequenos-almoços e lanches, trouxe para o mercado as granolas caseiras.

Nolita. A marca que lhe traz panquecas com sabor a cacau deliciosas e saudáveis
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Após o sucesso das granolas, atualmente disponíveis em quatro sabores (crunchy, nutty, berry e sporty), feitas com ingredientes como o trigo sarraceno ou as framboesas portuguesas, este ano lançou-se nas misturas para panquecas. As panquecas estão também disponíveis em quatro sabores (chia, framboesa, amora e cacau) e têm como particularidade o facto de serem feitas com farinha de tremoço, "um ingrediente com elevados níveis de proteína e fibra", como já tinha explicado Fernanda à MAGG. 

Além das misturas para panquecas (com preços a partir de 0,99 € por embalagem) e das granolas (a partir de 1,79€ por embalagem), encontra também um adoçante natural (2,49€) e uma fibra natural pré-biótica (2,99€). Neste momento, os produtos Nolita estão disponíveis online no site da marca, na loja online do Casal Mistério e em vários marketplaces de produtores.

Oh! My Snack

OH!MY
créditos: Divulgação

A Oh! My Snack não tem uma nem duas, mas cerca de 200 alternativas saudáveis. Foi criada há cerca de dois meses por Ricardo Alves e tem como objetivo proporcionar a cada cliente uma experiência de snacking única e personalizada.

Para que lhe chegue a casa uma caixa com vários snack saudáveis feitos a pensar em si, basta entrar no site e responder a um pequeno questionário que pretende avaliar os seus gostos e rotinas. No quiz, são feitas questões como quais são os principais objetivo de alimentação, quantas vezes por semana pratica exercício físico, quais os sabores de que mais gosta e os que detesta. 24 horas depois, a box personalizada chega à morada que indicou.

Das barras proteicas à fruta desidratada, as categorias são muitas para que todos consigam ficar satisfeitos. Atualmente, a OH!MY tem duas alternativas disponíveis: a box com cinco snacks ( 8,99€) e a de dez snacks (14,95€). O serviço de subscrição é automático, o que faz com que o cliente não tenha de se preocupar com a próxima encomenda, que pode ser feita semanalmente ou quinzenalmente. A qualquer momento, o cliente pode ainda interromper a subscrição ou alterar as datas de entrega.

Wakeup Coffee

Wakeup Coffee
créditos: Instagram

Não só de comida se fazem as ideias dos jovens empreendedores portugueses. No início de setembro, Ana Rita Melo, 28 anos, e Regina Lima, 30 anos, decidiram que estava na altura de trazer para o mercado português um produto diferenciador que fosse ao encontro daquilo que é o café turbinado.

Neste caso, mais do que dar energia para o resto do dia, o Wakeup Coffe é a bebida ideal para consumir de manhã antes de praticar exercício físico. Para já, o produto está disponível em três sabores: original (com canela e gengibre), mocha (uma versão mais doce com junção de cacau) e o chai (ideal para quem não consome cafeína).

As embalagens estão à venda na Macadamia - Saúde e Bem estar por 24,90€. Cada uma rende cerca de 25 doses pois, de acordo com Regina, basta uma colher de sobremesa com cerca de 100 a 200 mililitros de água ou bebida vegetal para fazer o café.

Swee

Swee
créditos: eat_swee/Instagram

Gelados com menos 90% de açúcares, mas muito sabor, e pastéis de nata com redução de 65% das calorias, -50% de gorduras e -95% de açúcares, assim são os produtos da Swee — uma marca que chegou ao mercado em setembro.

A crescente preocupação em praticar um estilo de vida saudável foi o que levou Tiago Rebelo e Diogo Valente a achar que este poderia ser um bom negócio. Para já, os gelados estão disponíveis em três sabores, em embalagem que contêm 500 ml de gelado, e custam 4,99€, mas a ideia é lançar mais dois para o inverno.

Os produtos da Swee estão atualmente à venda na Uber Eats e disponíveis em cadeias de supermercados como o Intermarché, Meu Super e, em breve, Auchan.

Tarwi

Tarwi
créditos: Instagram

Numa versão mais salgada, aparece a Tarwi — a marca que a influenciadora digital Alice Trewinnard decidiu criar juntamente com Catarina Gorgulho e Pedro Godinho.

A marca deu os primeiros passos no mercado em fevereiro deste ano, apresentando inicialmente três qualidades de tremoços: o de sal marinho, malagueta e manjericão. Depois do sucesso das embalagens de tremoços — que têm o custo de 15,99€ para seis saquetas, podem ser encomendadas através do site e levadas para todo o lado — em agosto nasceram as caixinhas de húmus.

Esta especialidade, também feita com tremoço, está disponível em sabor original, ervas (com sabor a pesto), beterraba, e tomate seco.

Seven Seas

Seven Seas
créditos: Divulgação

Num dia os tremoços, no dia seguinte as algas. Chama-se Seven Seas, começou a ser comercializada no início de setembro e é um sucesso, garantiu à MAGG Carla Pavolak, CEO da Bhars Foods, a empresa responsável pela confeção destas algas que prometem retirar os tremoços do seu lugar cativo como fiel parceiro da imperial fresquinha.

Ideais para os miúdos levarem para a escola ou para acompanhar uma cerveja ao final do dia, snack mais versátil não há — e o melhor é que estas algas conseguem ainda ser saudáveis e nutritivas.

Para já, o produto está disponível em apenas um sabor (amêndoa e sésamo), mas para o início de 2022 já há novos planeados. Cada embalagem pode custar entre 2€ e 2,69€. O site ainda não está operacional, mas deverá ser lançado assim que os novos sabores entrem no mercado. Atualmente, as algas Seven Seas estão à venda nos supermercados Auchan e no El Corte Inglés.

Obleias

Obleias
créditos: Divulgação

Chegaram ao mercado no início deste ano e deixaram os portugueses completamente rendidos. Chamam-se Obleias, são inspiradas numa famosa sobremesa da América Latina, e o segredo para o sucesso do produto está na sua composição base, a farinha de amaranto.

Além deste aspeto, o melhor é que estas bolachas não têm qualquer açúcar adicionado e só apresentam uma caloria — o que faz com que possa comer uma atrás da outra.

As Obleias estão disponíveis em várias sabores (como arando, noz ou matcha) e para que as embalagens lhe cheguem a casa, basta entrar em contacto com a marca através da página de Instagram, ou realizar a encomenda pelo site. Cada embalagem de 30 gramas contém cerca de 20 bolachas, custa 2,30€, e as encomendas têm de ser, no mínimo, de oito embalagens.

O Caco

O caco
créditos: Instagram

Estes bolos d'O Caco não são como aqueles a que está habituado. São saudáveis, feitos com farinha de espelta e batata doce de Odemira e apresentam alternativas para todos os gostos (e idades, já que há uns feitos a pensar nos mais novos).

O negócio nasceu em julho de 2020 pelas mãos de Ivo Soares, de 33 anos, e da namorada Inês Pereira, que, em plena pandemia, quando confinados em casa, começaram a testar as primeiras receitas no forno. Atualmente, contam já com alternativas como o caco de alfarroba, azeitona, agrião e pistachio e os caquinhos (com pepitas de chocolate).

Os cacos custam a partir de 7,50€ por três unidades e os caquinhos desde 8,50€ por cinco unidades. As encomendas podem ser feitas através do site e as entregas — em embalagens de papel 100% reciclável ou num saco de pano em algodão 100% orgânico — enviadas para Sintra, Carcavelos e Lisboa, num total de 24 cidades indicadas nos destaques do Instagram. A entrega é gratuita num valor igual ou superior a 20€.

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