Se não tivéssemos mais olhos do que barriga e recorrêssemos ao cálculo mental, as contas sobre a quantidade de comida a pôr na mesa eram simples. Mas, em dia de festa, carregamos mais na soma do que na subtração. Resultado? Sobras infinitas, para as quais há agora uma solução sofisticada.

Os conceituados chefs José Avillez, Kiko Martins, Rui Paula e Tia Cátia alinharam-se com o Movimento Unidos Contra o Desperdício e lançaram quatro sugestões para que nada do que sobrou na Consoada e almoço de Natal vá para o lixo.

Das entradas às sobremesas, seis receitas vegan e vegetarianas para este Natal
Das entradas às sobremesas, seis receitas vegan e vegetarianas para este Natal
Ver artigo

A verdade, é que depois de 24 e 25 de dezembro, por mais enfartados que estejamos, temos de continuar a garantir as refeições do almoço e jantar, por isso, na falta de ideias, junte o útil — evitar o desperdício alimentar — ao agradável, aprender com quem sabe.

E não é que o chef José Avillez se lembrou de nos ensinar a fazer um inovador strudel de bacalhau? Afinal, nem só de maçã e canela se faz o strudle, nem de ovos os pudins. Agora, pode ficar a saber como se faz um pudim de Bolo Rei. Ora espreite.

Açorda de bacalhau — chef Rui Paula

Açorda de bacalhau do chef Rui Paula
Açorda de bacalhau do chef Rui Paula créditos: divulgação

Ingredientes:
300 gramas de bacalhau
500 gramas de pão
Uma cebola
3 dentes alho
2 tomates
50 ml azeite
Uma folha louro
q.b. cominhos
q.b. pimenta
300 gramas couve penca

Modo de preparação:
Desfie o bacalhau que sobrou da ceia de Natal e reserve. Descasque e pique a cebola, o alho e o tomate, adicione um pouco de água e leve ao lume a refogar, e deixe cozinhar. Adicione um pouco mais de água e tempere com a pimenta, os cominhos e o louro.

Junte o bacalhau desfiado e deixe apurar um pouco o molho. Corte o pão em fatias e adicione-as ao preparado e mexa até ficar bem envolvidas. Corte a couve que sobrou da Ceia de Natal em forma de caldo verde, coloque num sauté antiaderente um puco de azeite e alho e salteie a couve penca.

Strudel de bacalhau e couve com chouriço — chef José Avillez

Strudle de bacalhau e couve com chouriço — chef José Avillez
Strudle de bacalhau e couve com chouriço do chef José Avillez créditos: divulgação

Ingredientes (para quatro pessoas):
800 gramas de sobras de bacalhau já demolhadas
2 dentes de alho (para cozer o bacalhau)
1 folha de louro
80 gramas de chouriço de boa qualidade
400 gramas de couve lombarda
4 dentes de alho laminados
Azeite q.b.
2 folhas de massa filo
Manteiga clarificada q.b.

Ingredientes molho branco:
300 ml de caldo de bacalhau
20 ml de manteiga clarificada
25 gramas de farinha

Modo de preparação:
Coza as aparas/sobras de bacalhau num tacho com água, uma folha de louro, dois dentes de alho e um fio de azeite. Tenha em atenção para não deixar cozer demasiado o bacalhau. O bacalhau deve cozer em lume muito brando, nunca deixando ferver e só até estar cozido. Reserve o caldo de cozedura quente. Limpe e lasque as sobras de bacalhau e reserve.

Para preparar o molho branco, aqueça a manteiga num tacho, junte a farinha e envolva bem. Cozinhe em lume brando mexendo sempre até formar uma bola. Sem parar de mexer para que não se criem grumos, junte gradualmente um pouco do caldo quente de bacalhau. Deixe levantar fervura, depois baixe o lume e deixe cozinhar lentamente. O molho não deverá ficar muito líquido. Reserve.

Noutro tacho, junte um pouco de azeite e o chouriço picado. Deixe ganhar um pouco de cor tendo o cuidado de não deixar aquecer demasiado o tacho. Acrescente o alho laminado, a couve, um fio de azeite e envolva. Junte um pouco do caldo da cozedura do bacalhau, tape e deixe estufar durante 10 a 15 minutos. Quando a couve estiver estufada, junte as lascas de bacalhau e envolva bem. Junte o molho branco pouco a pouco. Não coloque demasiado, o molho branco deverá ligar apenas o recheio. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Pincele uma folha de massa filo com manteiga clarificada e sobreponha outra folha de massa filo. Pincele as pontas da segunda folha de massa filo com manteiga clarificada e sobreponha outra folha de massa filo. Pincele as pontas da segunda folha a toda à volta para que não fique quebradiça.

Atenção que a massa filo tem de ser trabalhada com rapidez para não secar. Coloque o recheio no centro e dê atenção para que não fique muito alto (se ficar alto é difícil de assar). Feche o strudel, pincele por fora com manteiga, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180ºC, durante 20 minutos, aproximadamente. Retire do forno logo que a massa esteja dourada e estaladiça. Sirva de imediato.

Croquetes de leitão — Tia Cátia

Croquetes de leitão da Tia Cátia
Croquetes de leitão da Tia Cátia créditos: divulgação

Ingredientes:
2 colheres de sopa de banha de porco
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
300 gramas de leitão cozinhado e desfiado
50 ml de vinho branco
60 gramas de farinha
200 ml de leite quente
2 litros de óleo
1 folha de louro
Pão ralado q.b.
Farinha, q.b.
2 ovos
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.
150 gramas de maionese
1 colher de sopa de pimenta preta moída grosseiramente
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de salsa picada

Modo de preparação:
Num tacho aqueça duas colheres de sopa de banha e refogue uma cebola pequena picada e um alho picado, e deixe alourar. Acrescente 300 gramas de leitão cozinhado desfiado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Regue o fundo do tacho com 50 ml de vinho branco. Polvilhe com 60 gramas de farinha e mexa. Adicione 200ml leite aos poucos, mantendo o tacho sobre lume brando e continuando sempre a mexer. Deixe cozinhar um pouco, mexendo bem. Retire o tacho do lume, deixe arrefecer numa taça coberta com película aderente.

Numa tigela coloque 150 gramas de maionese com uma colher de sopa de pimenta preta moída grosseiramente, uma colher de sopa de sumo de limão e uma colher de sopa de salsa picada. Envolva tudo. Com o preparado já frio, forme pequenos cilindros. Passe-os por farinha, de seguida por ovo e finalmente por pão ralado. Frite os croquetes em óleo bem quente até ficarem dourados/acastanhados. Retire-os do óleo e seque-os sobre papel de cozinha de forma a retirar o excesso de gordura. Sirva os croquetes e acompanhe com a maionese de pimenta.

Bread Pudding de “Bolo Rei” — chef Kiko

Bread Puddin de “Bolo Rei” do chef Kiko
Bread Puddin de “Bolo Rei” do chef Kiko créditos: divulgação

Ingredientes:
6 fatias de Bolo Rei ou 6 rabanadas
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de manteiga
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de passas
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas (para quem gostar)

Modo de preparação:
Parta o Bolo Rei ou as rabanadas em pedaços com as mãos, bata os ovos com o açúcar e junte o leite e a manteiga (previamente derretida). Cubra com esta mistura, de forma a ficar “empapado”. Acrescente as amêndoas e passas e, se gostar, pode pôr um pouco de canela. Leve de seguida ao forno numa travessa e deixe durante 40 minutos a 180ºC. Quando retirar do forno, ainda quente, pode servir com uma bola de gelado.