Sabemos o que lhe vai na cabeça. "Sinto-me sem tempo ou cabeça para cozinhar"; "não encontro no mercado opções de confiança e 100% naturais para dar ao meu bebé". Acertámos não é verdade? Mas encontrámos essas "opções de confiança" por si. Chama-se Cozinha ao Domicílio e é um projeto de Sofia Magalhães, mais conhecida como "Blog da Spice", que decidiu pôr mãos à obra por si.

O projeto, como o nome indica, leva-lhe refeições a casa, mas estas são confecionadas com cinco ingredientes base: natural, caseiro, equilibrado, consciente e saudável. A estes Sofia acrescentou mais um ingrediente — sopas e papas para bebés — e assim deu origem ao serviço que alimenta toda a família, desde as crianças aos adultos, durante toda a semana, poupando várias horas na cozinha que são essenciais para gerir o trabalho e os cuidados com os filhos no dia a dia.

Na verdade, este projeto começou em 2019, altura em que Sofia Magalhães apostou no conceito de domicílio, mas numa versão em que se apoderava da cozinha na própria casa das pessoas e preparava as refeições para toda a semana.

Como era apenas uma, o aumento da procura dificultou a logística, bem como a chegada da COVID-19. Assim, converteu o conceito e a "Blog da Spice" já leva tudo pronto até sua casa.

Para quem é a Cozinha ao Domicílio?

Primeiramente, é preciso dizer: não é para pessoas preguiçosas ou pouco organizadas, mas sim para qualquer pessoa que queira seguir uma alimentação equilibrada (mas com todo o sabor) e, ao mesmo tempo, mais amiga do ambiente. Sofia só usa ingredientes bio, locais e da estação e exclui todos os produtos refinados, conservantes ou corantes.

Nesta mesma linha, para a família, Sofia Magalhães prepara sopas biológicas e refeições quentes de base vegetal (plant based), o que não quer dizer que não possam conter alguma proteína animal. O principal destaque destas refeições com sabores caseiros (embora de uma casa diferente da sua) são mesmo os cereais integrais, as leguminosas e vegetais — essenciais para uma alimentação equilibrada, seja ela mais tradicional ou vegetariana.

Sendo o nome do blog de Sofia "Blog da Spice", o S de saudável junta-se à palavra que se traduz para especiarias em português, e só podia resultar numa comida cheia de sabor das tais especiarias, bem como das ervas frescas e sal marinho.

Para os preguiçosos da cozinha, a Lisbela entrega em casa refeições caseiras para vários dias
Para os preguiçosos da cozinha, a Lisbela entrega em casa refeições caseiras para vários dias
Ver artigo

Contudo, o destaque dos menus lançados todas as semanas vai mesmo para os bebés que estão a começar a introdução alimentar. A autora do projeto de comida ao domicílio sabe bem como é difícil encontrar opções adaptadas ao melhor que todos os pais querem dar aos filhos e foi assim que surgiram as sopas e papas biológicas, armazenadas em potes de vidro fechados a vácuo.

No caso das sopas, levam apenas legumes e água (e pode adicionar uma proteína à sopa do bebé, sem qualquer custo adicional) e as papas são feitas com cereais integrais previamente demolhados "para facilitar a digestão e absorção nutricional do bebé", explica Sofia no site, acrescentando que são adoçadas com fruta da estação. Além disso, os preparados estão adaptados para dar aos bebés no método tradicional ou BLW.

Não restam dúvidas sobre a segurança e as qualidades nutricionais das refeições para os mais pequenos, uma vez que Sofia cozinha para os outros como se fosse para si. "Tudo o que é confecionado no Cozinha ao Domicílio faz parte das nossas refeições diárias cá por casa, para nós e para o Henrique", o filho da blogger, diz no site.

Blog da Spice
créditos: blogdaspice/Instagram

De uma cozinha sustentável para uma mesa mais saudável

Sofia Magalhães há muito que partilha dicas e receitas de uma cozinha onde não há desperdício, e chegou mesmo a lançar em maio do ano passado o e-book “Cozinhar sem desperdício”. Quer no blogue, quer no Instagram, dicas sobre como reaproveitar os “restinhos” que ficam nos frascos das manteigas de frutos secos ou como reutilizar as sobras, são algumas das que tem partilhado nos últimos tempos.

Como não podia deixar de ser, esta consciência ambiental na cozinha também se estende à comida que lhe chega a casa. Desde o facto de a grande maioria dos nossos produtos serem comprados a granel, passando pelo aproveitamento de cada rama ou folha dos legumes, até às embalagens onde Sofia coloca as refeições já preparadas na cozinha em regime de co-working da Weat Gastronomic Hub. "Tentamos sempre que as nossas embalagens sejam biodegradáveis, recicláveis e/ou reutilizáveis", refere a responsável do projeto.

Agora que está confortado na mente por saber que o impacto no ambiente é minimizado — enquanto, ao mesmo tempo, aumenta as refeições saudáveis durante a semana —, falta confortar o estômago.

Para encomendar as refeições da Cozinha ao Domicílio, basta subscrever a e-newsletter, que todas as semanas revela o menu semanal, e fazer a reserva online até sexta-feira de cada semana. O menu para a primeira semana de abril já foi revelado e pode contar com pratos como caril de peixe com legumes e erva príncipe, servido com arroz integral de coentros para os adultos, e uma papa de arroz integral com banana e limão para as crianças.

Os pedidos podem ser recolhidos em regime de take away na cozinha Weat Hub, perto das Docas, em Lisboa, ou poderá receber em casa numa data e hora a combinar. A taxa de entrega é gratuita para compras acima dos 25€ em algumas localidades.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.