
O terceiro jantar Eclipse no Solalua está a chegar e promete transformar uma noite comum numa experiência gastronómica memorável. Seja para celebrar uma ocasião especial ou simplesmente para desfrutar de uma refeição a dois, o restaurante do Viceroy at Ombria Algarve, em Loulé, prepara-se para receber os seus convidados num ambiente sofisticado e intimista, onde cada detalhe é pensado para impressionar.
Estes jantares exclusivos reúnem a cozinha criativa do chef residente Pedro Pinto com a visão de chefs portugueses de renome, incluindo estrelas Michelin, em eventos “a quatro mãos” que combinam técnica, sabor e inovação. A inspiração do nome Eclipse reflete o encontro perfeito entre duas perspectivas culinárias distintas, criando uma harmonia rara, assim como acontece no fenómeno astronómico.
Cada edição propõe dez momentos de degustação, cinco de assinatura do chef convidado e cinco do chef Pedro Pinto, destacando ingredientes locais e a tradição da cozinha algarvia. O terceiro jantar desta série, já marcado para os dias 12 e 13 de setembro, terá como convidado o chef Alexandre Silva, do Loco (com uma estrela Michelin), trazendo criatividade e sofisticação à mesa.
Com curadoria do jornalista gastronómico Nelson Marques, os jantares Eclipse acontecem apenas algumas vezes ao longo do ano, oferecendo uma experiência rara e exclusiva, limitada a um número reduzido de lugares. Acompanhados por bebidas também características que harmonizem com os pratos, os menus prometem levar cada participante numa viagem sensorial única, tornando cada noite uma oportunidade imperdível para os amantes da gastronomia. Este jantar tem um custo de 225€, e tem de reservar o seu lugar. Depois deste, só nos dias 7 e 8 de novembro.
Como correu a nossa experiência

A MAGG teve a oportunidade de fazer parte do primeiro jantar Eclipse, onde estiveram os chefs Pedro Pinto, do Solalua, e Vasco Coelho Santos, do restaurante Euskalduna Studio que conta com uma estrela Michelin. O ambiente é extremamente acolhedor, com luzes baixas e uma envolvência intimista, uma vez que cada jantar só leva 25 clientes. O ritmo da refeição é calma e pensado ao detalhe, quase como se cada prato fosse uma pausa para respirar, o que concede logo pontos extra ao momento.
Em mesas altas e sofisticadas ou em mesas mais intimistas, o primeiro momento não faz parte do menu em si, uma vez que é apenas um cocktail de boas-vindas, mas a experiência começa logo assim que colocar o pé dentro do Solalua. Ao sentar, irá ter o menu diante de si, e é aí então que vai descobrir a viagem gastronómica que vai fazer ao longo da noite - neste primeiro jantar, podemos já dar o spoiler que foi extraordinária, com alguns pontos mais fortes do que outros, mas a experiência em si é, certamente, para repetir.
Na parceria entre Pedro Pinto e Vasco Coelho Santos, cada um elegeu e cozinhou um prato para os cinco momentos, perfazendo então dez pratos no total. Não iremos fazer uma apreciação exaustiva, uma vez que este foi um jantar único (assim como foi o de julho e serão os de setembro e novembro), mas deixamos claro uma coisa: isto não é uma experiência qualquer. A atenção a todos os detalhes, quer nos empratamentos quer mesmo na preocupação de sabores, é meticulosa e digna de fine dining, o que faz de todo o momento algo inesquecível.
Uma vez que todos temos paladares e gostos diferentes, vão sempre existir pratos melhores que outros, e no caso da MAGG isso também aconteceu. Houve preferência pelos pratos principais de peixe e de carne, e as sobremesas foram outro ponto alto da noite. As criações dos chefs, desde a bola de berlim de carabineiro e torresmos ao porco com espargos e citrinos, deixaram claro o equilíbrio entre inovação e conforto, sendo verdadeiros momentos de surpresa.
E o que também é interessante é tentar perceber que prato se assemelha mais à cozinha de cada chef. Não temos a certeza se nos outros jantares também aconteceu ou irá acontecer, mas no primeiro jantar a que a MAGG foi, o menu não tinha isso explícito. O “jogo” de tentar acertar também deu uma camada extra de curiosidade à refeição em si, tornando a experiência mais íntima e envolvente do início ao fim.
Onde ficam os jantar Eclipse

Os jantares Eclipse são no Solalua, um dos restaurantes do Viceroy at Ombria Algarve, e acontecem num espaço que respira luxo e tranquilidade. O resort, inaugurado recentemente, é o primeiro da prestigiada rede norte-americana Viceroy na Europa, e ocupa quase que uma montanha privilegiada em Loulé. Com uma arquitetura que evoca as típicas vilas algarvias, o resort combina materiais locais e técnicas artesanais com um design moderno, criando uma atmosfera que é ao mesmo tempo acolhedora e sofisticada.
O Viceroy at Ombria Algarve dispõe de 141 unidades de alojamento, que vão desde quartos e suites até residências T1 e T2 com terraços privados e piscinas próprias. Cada espaço foi pensado para maximizar o conforto e a ligação com a natureza envolvente, permitindo aos hóspedes desfrutar de vistas panorâmicas. A sensação é de estar num refúgio exclusivo, longe do ritmo frenético do dia a dia.
A MAGG teve a oportunidade de ficar numa residência T1, e a experiência é mesmo sem igual. Com um terraço grande o suficiente para, no mínimo, 10 pessoas, com sofás e uma mesa de refeições, além do outro terraço com duas espreguiçadeiras e um jacuzzi privado, a acomodação tinha tudo o que era preciso para ficar no Viceroy at Ombria Algarve sem precisar de ir a lado nenhum. Com cozinha, casa de banho com banheira e duche, uma pequena varanda no quarto, um sofá confortável e a possibilidade de conectar o computador à televisão, não há nada mais que possamos pedir.
As comodidades do resort incluem quatro piscinas (três aquecidas e uma sazonal), um spa completo com salas de tratamento, jacuzzi e sauna, bem como seis restaurantes e bares, entre os quais se destaca o Solalua, onde decorrem então os jantares Eclipse . Cada restaurante oferece uma experiência distinta, valorizando produtos locais e menus cuidadosamente elaborados.
Além disso, o resort integra um campo de golfe de 18 buracos e propõe as mais variadas experiências imersivas, desde passeios a cavalo e trilhos na natureza até workshops gastronómicos e degustações de vinhos locais. Toda a experiência no Viceroy at Ombria Algarve é pensada para envolver os cinco sentidos, tornando qualquer visita, seja para um jantar exclusivo ou uma estadia prolongada, numa verdadeira viagem de luxo. A estadia na altura do terceiro jantar, que vai decorrer nos dias 12 e 13 de setembro (pode escolher o dia em que quer fazer parte), tem um custo de 1.020€, já com pequeno-almoço incluído.