Depois de uma temporada fechado para obras, eis que todos os fãs de frango assado que vivem perto do LX Factory já podem ir saborear este típico prato ao Chickinho — e sim, ir mesmo até ao restaurante, sentar-se e comer com talheres. Lançado em 2017 apenas com take-away e com o objetivo de “pegar num prato tradicional português e fazer algumas coisas diferentes”, como explicou Francisco Castelo-Branco, um dos sócios, à MAGG, o sucesso foi tão grande que em 2022 investiram em dois restaurantes com salas de refeição para, a sós ou acompanhado, ser possível saborear um bom frango assado.
Um no Centro Comercial UBBO, na Amadora, e outro no LX Factory, em Lisboa, sendo que este segundo restaurante acabou por fechar depois do contrato acabar para ser renovado, e reabriu no passado dia 24 de junho para todos ficarem a conhecer o novo espaço.
Um pouco mais pequeno do que era antes — o que, na verdade, o torna mais acolhedor — , o ambiente é ditado pela música que sai pelas várias colunas e pela cozinha com janelas para o restaurante, sendo possível ver os funcionários a preparar a comida.
Com um bar de esquina e uma esplanada que dá diretamente para o exterior do LX Factory, as tardes de verão vão poder ser passadas no restaurante, que quer, acima de tudo, ser “um sítio porreiro”.
“Ao longo do tempo percebemos, e lá fora acontece muito isto, que existirem restaurantes de frango acaba por ser cool e divertido. Em Portugal temos a ideia de apenas churrasqueira, e começámos a sentir que se calhar era interessante criar um restaurante em que as pessoas pudessem vir, que tivesse um bom ambiente, uma música porreira, um sítio porreiro”, explicou José Maria Cotta, também sócio do Chickinho.
A expectativa da reabertura era alta, e a receção ao novo espaço tem sido bastante positiva. A carta continua a mesma, pelo que não se preocupe: vai poder continuar a comer o seu prato favorito do Chickinho sem enjoar, já que, como disse Francisco Castelo-Branco, este é um dos restaurantes do LX Factory que “pode ser mais repetido” graças à sua grande oferta.
“Podes vir comer uma salada um dia que estás bem, podes vir comer um frango assado com arroz e batata no dia a seguir que ficas igualmente bem. Temos comida para todos os dias”, explicou. “O lema é zero desperdício e aproveitar o frango para todas as ocasiões”, acrescentou José Maria Cotta.
Assim, do menu fazem parte várias entradas, pratos principais e, claro, as sobremesas. A começar pelos petiscos, é possível provar no novo restaurante do LX Factory o famoso pão na grelha (2,50€), as chicken wings (6,60€), os nachos com guacamole (5€) e as gyosas, que podem ser de vegetais ou de frango (6€). Já de churrasco pode sempre pedir o típico frango (12€), meio frango (7,20€), duas unidades de peito de frango (7,20€), duas pernas (7,20€) ou o frango desossado (8,20€).
Além disso, também é possível conjugar o frango em vários menus (a partir de 12,50€), desde o tradicional prato com acompanhamentos e bebida para uma pessoa até ao menu de dois frangos para quatro pessoas. E sim, o que também não faltam na carta são inovações, desde, por exemplo, hambúrgueres de frango desfiado em pão brioche com queijo cheddar e bacon (9,50€) a burritos (a partir de 8€), passando ainda pela nova bifranga (uma bifana de frango, 6€) e pela sanduíche em bolo do caco (9€). De acompanhamentos, é possível pedir batatas fritas (desde 2€), arroz (desde 3€) e saladas (desde 3,60€).
Já as sobremesas — que são sempre a parte preferida de alguém sentado à mesa — são compostas por churros com doce de leite (3,60€), vários gelados (desde 6,20€), uma fatia de tarte (3,60€), praliné de chocolate (3,60€) ou um cheesecake de framboesa (3,60€).
No entanto, se não tiver disponibilidade para comer no novo restaurante (ou no espaço do UBBO, que tem a mesma oferta), pode sempre encomendar para casa através do site oficial do Chickinho, que conta com outros três espaços (apenas com balcões, sem mesas e cadeiras) em Telheiras, Campolide e Linda-a-Velha. Se preferir, também é possível encomendar pela Glovo, a única plataforma de entregas que tem parceria com a marca.