Bem vindo ao Encanto. É este o nome do novo restaurante do chef José Avillez que, como o seu espaço mais conhecido, o Belcanto, nos remete para um sítio onde algo de transcendente acontece. No caso do novo conceito 100% vegetariano, uma estreia para o chef, as experiências vão passar por pratos que jogam cores e texturas, harmonizados com vinhos biodinâmicos (nível acima dos biológicos), cervejas artesanais ou kombuchas caseiras que seguem a mesma linha.

O Encanto abriu portas esta quarta-feira, 16 de março, no espaço onde já esteve o Belcanto (que em 2019 mudou para a porta ao lado) e onde funcionou o Canto, conceito criado em 2020 em parceira com Ana Moura e António Zambujo, que acabou por não resistir à pandemia.

O Asoka chegou a Cascais e as alternativas vegetais estão prontas a safar o jantar e o planeta
O Asoka chegou a Cascais e as alternativas vegetais estão prontas a safar o jantar e o planeta
Ver artigo

Contudo, em 2022 José Avillez decidiu dar uso ao espaço e bastou acrescentar o prefixo "en" para dar forma ao novo Encanto de Lisboa. Chega mesmo a tempo de apresentar o melhor das frutas e legumes da primavera num menu de degustação com 12 momentos, servidos apenas ao jantar às 5o pessoas que podem ser recebidas no novo espaço gastronómico da cidade decorado pelo Studio Astolfi.

Encanto
Encanto créditos: divulgação

O Encanto não é o primeiro restaurante de fine dining de base vegetal em Portugal — o Fava Tonka, em Leça da Palmeira, e o Arkhe, em Lisboa, têm dado cartas nesse sentido —, mas vem mais uma vez provar que a comida vegetariana, mais do que o futuro, é já o presente da gastronomia.

Encanto

Localização: Largo de São Carlos, 10, 1200-410 Lisboa
Reservas: online ou através do 211 626 310
Horário: aberto para jantar de terça a sábado das 19h às 22h30

12 momentos, 12 incertezas

Para já, o Encanto funciona apenas com menu de degustação e não à carta. São no total 12 momentos, que podem vir a sofrer alterações devido à indisponibilidade de alguns produtos. Este aspeto representa um dos traços da essência do Encanto. "Este é um espaço encantado feito a pensar no que a terra nos dá de melhor. E com a vontade de contribuir para um mundo mais sustentável", refere o chef Avillez em comunicado.

Alguns dos pratos que vamos enumerar de seguida são, por isso, incertezas. No entanto, fica a ideia do que é possível fazer sem recorrer às principais proteínas animais que conhecemos: a carne e o peixe. Para que não lhe faltem exemplos, deixamos cinco:

  1. Tremoço e azevia de favas para começar;
  2. Caril verde, legumes verdes e citrinos verdes para avançar;
  3. Cogumelos, alho francês e massa folhada para começar a despedir dos principais;
  4. Merengue, creme de pinheiro, kumquat no que não sabemos bem o que é;
  5. Maçã e yuzo (cítrico japonês) para terminar de forma fresca e leve.

Tudo isto é degustado sem pressas entre as 19h e as 22h30 para ter tempo de sentir todos os sabores e texturas. O menu custa 95€ por pessoa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.