Chovia a potes na rua, em mais um daqueles dias em que dezembro faz questão de lembrar que é dezembro. Depois de um dia inteiro a tentar fazer malabarismos entre guarda-chuvas, máscaras, gel desinfetante, compras de Natal e carros a apitar por todo o lado, entra-se aqui numa bolha que faz esquecer dezembro, Natal, caos e até Covid.
O ambiente é calmo, a música é ambiente sem ser irritante, a mesa está posta de frente para o Parque Eduardo VII. Há grandes tapetes no chão, cortinas a separar a zona do chá e arte nas paredes que nos entra olhos dentro. Todo o cenário está montado especialmente para a hora do chá, um momento que o Eleven leva muito a sério.
O restaurante deu início ao Afternoon Tea, uma cerimónia de chá que vai muito além da bebida servida num bule quente. Segue a inspiração do "Afternoon Tea" que a Rainha Catarina de Bragança levou para a corte inglesa no século XVII quando se casou com o Rei Carlos II. Quando Catarina se mudou para Londres levou consigo um caixote com chá que tinha gravadas as iniciais “T.E.A.”, que significavam “Transporte de Ervas Aromáticas”. Há quem diga que é daí que vem a palavra inglesa para chá.
Um bocadinho de história só para introduzir o que aí vem: quatro tipos de pão de produção própria, scones, compotas, mini sobremesas, um copo de espumante e, claro, chá, neste caso o “Eleven Darjeeling” criado pela Companhia Portugueza do Chá. Há ainda um pormenor que faz a diferença: os queijos vêm servidos numa travessa em forma de mapa de Portugal, que cumpre as regras de geografia. A norte uma compota de vinho do Porto, a sul uma compota de laranja. Pelo meio, pó de chouriço do Norte, queijo da Quinta da Aveleda, queijo da Quinta do Olival e queijo de Serpa.
O serviço custa 25€ por pessoa e está disponível de segunda a sexta-feira (e também estará ao sábado assim que as restrições forem levantadas). Tal como outros itens do menu do Eleven, também o Aternoon Tea está disponível para take away ou entrega em casa, através do sistema de entregas do restaurante. Nesse caso o pedido mínimo será o chá para três pessoas, com o valor de 60€.