Desde miúda que passo as férias de verão no Algarve, numa guerra que o sotavento sempre ganhou (à exceção de uma batalha ou outra, vá, que a Praia da Falésia é um oponente de valor). E, nos últimos anos, tenho preferido sempre a zona de Cabanas de Tavira, que consegue unir boa comida, praias maravilhosas, a Ria Formosa e uma temperatura da água que sim, senhor.
Mas se é cá dos meus, temos todos de admitir uma terrível verdade: por mais maravilhosa que seja esta pequena localidade algarvia à beira ria, passar férias no pico do verão em Cabanas de Tavira não é para as pessoas mais pacientes ou com pouco jeito para escapar aos rios de gente que todas as noites se passeiam pela "marginal", sem contar com as filas para os restaurantes.
E sim, nunca tenham a brilhante ideia de "ahh deixa lá ver se arranjo mesa". Não arranjam. Marquem, ou correm o risco de ficar com o aspeto do velho cavaleiro em "Indiana Jones e a Grande Cruzada" enquanto esperam para jantar.
Então e se houvesse uma fórmula mágica que nos permitisse usufruir das praias de Cabanas, mas escapar à confusão das piscinas cheias dos hotéis e empreendimentos da zona, respirar ar puro, ouvir o som dos passarinhos e não dos bares, e até fazer uma refeição caseira num pátio com vista para o laranjal?
Esse paraíso existe e chama-se Quinta dos Perfumes, uma unidade de agro-turismo de luxo, cuja história começou nos anos 50 com a criação de uma fábrica destinada à destilação de malvas para a produção de essências. Inaugurada em dezembro de 2013, numa época em que o empreendimento turístico estava aberto durante todo o ano (hoje fecham entre novembro e março), a unidade abriu portas apenas com seis quartos: cinco estúdios, que têm uma kitchenette e terraço privado, e um quarto duplo.
Em junho de 2017, ampliaram a oferta com a inauguração daquele que é hoje o edifício principal, com mais quartos, e que assim completam uma oferta de quatro tipologias distintas: duplo, terrace e deluxe, indicados para duas pessoas, e os estúdios, que podem alojar dois adultos e duas crianças.
Apenas com oferta de pequeno-almoço e snacks durante o dia, a Quinta dos Perfumes é uma pérola algarvia — por vários motivos, mas este trio lidera as razões pelas quais deve pensar em marcar uma estadia na unidade.
1. A piscina no meio das laranjeiras
Pensar numa piscina numa qualquer unidade turística em pleno verão é imaginar confusão, música aos berros e até a eventual aula de zumba aquático. Nada contra, mas para quem prefere um plano mais tranquilo, esta é a piscina perfeita.
Quase um segredo guardado entras as várias laranjeiras espalhadas pela quinta, aqui a piscina é ampla, com escadas com degraus largos que permitem os mais pequenos molhar os pés (com a devida vigilância) de um lado e com profundidade o suficiente do outro que permite aos adultos umas boas braçadas. Além disso, há um detalhe importante: é de água salgada, e por isso sem aquele cheiro excessivo a cloro.
Ao serviço da piscina há um honesty bar, de onde os hóspedes se podem servir de algumas bebidas e snacks, e apontar os consumos e o número do quarto. O valor do que consumiu é-lhe cobrado no check out.
2. O pequeno-almoço cheio de carinho de avó
Não espere um grande buffet, ovos das mais diferentes formas e feitios e todo um pequeno-almoço continental. Mas o que lhe garantimos é que a aposta é na qualidade, e não tanto na quantidade. Há pão saloio, um sumo de laranja natural do melhor que já bebemos, sempre bolos caseiros, ovos mexidos na perfeição e um bacon frito na medida certa que não resistimos a comer um pequeno-almoço à americana.
E nem me façam falar dos pequenos croissants quentinhos, do tipo meio-folhado que ainda chegam à mesa a fumegar, ou da sorte que é apanhar pão-de-deus caseiro. O melhor de tudo é que pode aproveitar estas iguarias numa sala ampla, impecavelmente decorada, ou no terraço, com um grande relvado mesmo ao lado e onde os miúdos podem correr à vontade enquanto termina o café.
3. Os estúdios que permitem cozinhar
No edifício principal, que aloja a sala de pequeno-almoço e receção, estão as tipologias de quartos, destinadas a duas pessoas. Um pouco mais atrás (se imaginarmos que está a entrar na Quinta dos Perfumes), e bem perto da piscina, está o complexo dos estúdios, a base da unidade, que foram renovados anos depois da abertura.
É aqui que as famílias ficam completamente à vontade, dado que são tipologias que permitem a estadia de casais e até duas crianças, num estúdio com uma ampla cama de casal, casa de banho com banheira, um confortável sofá-cama e uma das kitchnettes mais completas que já vi.
Como tudo o que precisa para refeições simples (não há forno, mas há uma placa para cozinhar), pode perfeitamente passar o dia na praia, almoçar por Cabanas de Tavira, e fugir da confusão ao refugiar-se no seu estúdio. Tem todas as condições para fazer uma fresca massa com molho pesto, que pode e deve comer no terraço, com um bom copo de vinho.
Em agosto, as estadias por noite em quarto duplo começam nos 250€, com pequeno-almoço incluído.
A MAGG ficou alojada a convite da Quinta dos Perfumes.