O nome de Noélia Jerónimo é quase sinónimo de Algarve e foi justamente a alma desta região portuguesa que a chef trouxe ao segundo e último dia de Chefs on Fire, com a escolha de um sarrajão com xerém de tomate.

"Quis trazer xerém porque tem que ver com os meus avós, com o meu Algarve. Se eu venho até Cascais a representar a minha região, o que é que melhor eu poderia trazer? Este prato tem tudo que ver comigo, com os meus avós, com o meu passado", conta Noélia Jerónimo à MAGG, que assume que este é um produto que tem de ser mais conhecido.

A professora de Educação Física que se fez chef e brilhou com um arroz divinal no Chefs on Fire
A professora de Educação Física que se fez chef e brilhou com um arroz divinal no Chefs on Fire
Ver artigo

"As pessoas têm que saber o que é. Não é só arroz e massa. Existem outras coisas para comer", diz a chef, que para além de regressar ao Chefs on Fire neste novo recinto, no Parque Marechal Carmona, em Cascais, cozinhou também no início do verão no primeiro pop up do evento justamente no Algarve, em Vilamoura."É bom, é sempre gratificante conhecer pessoas", diz sobre a presença nestes eventos.

Prato Noélia Jerónimo
Prato Noélia Jerónimo créditos: Joana Freitas

Para além do restaurante em nome próprio em Cabanas de Tavira, que dispensa apresentações, a chef algarvia tem um segundo espaço em Olhão, o Marina com Noélia, que completou em julho um ano de existência.

"Se calhar, o restaurante de Olhão é mais calmo, onde as coisas acontecem mais devagar, porque temos mais tempo. Em Cabanas é um restaurante com muita afluência e que as pessoas querem muito ir e eu não posso estar a dizer que não recebo mais, porque as pessoas depois ficam tristes. Querem ter a experiência, querem saber se realmente é bom, se vale a pena", diz Noélia, que assume que este segundo projeto vai de vento em popa.

"Está a correr muito bem. Fizemos um mês de agosto incrível. As pessoas foram até nós e a equipa que tenho comigo está a fazer um trabalho incrível. Como se eu lá estivesse todos os dias, dado que só consigo estar uma ou duas vezes por semana, porque não consigo deixar a casa-mãe. É bom sentir que apesar de eu não estar todos os dias lá, a Noélia continua a estar presente."

Nos últimos anos, para além de um novo restaurante, Noélia Jerónimo tem tido cada vez mais visibilidade, com participações em vários eventos gastronómicos, e chegou também a integrar o leque de chefs do "MasterChef Portugal" — e não há ninguém que fale de gastronomia algarvia sem mencionar o nome da chef.

"É um grande orgulho eu, como mulher, conseguir mostrar o meu Algarve ao mundo. Eu sou uma mulher, e se calhar é mais fácil um homem brilhar do que uma mulher. Sermos mulheres, juntarmos-nos e conseguirmos brilhar é fundamental", conclui.

Já há datas para a próxima edição do Chefs on Fire, que acontece a 19 e 20 de setembro de 2026, em local ainda a anunciar. Também já pode comprar os bilhetes diários para sábado e domingo com desconto de Early Bird por 75€, sendo a única modalidade disponível atualmente o Fire Combo, que inclui cinco pratos e duas bebidas.