Na próxima grande série documental da Apple TV+, o príncipe Harry e Oprah Winfrey vão falar de saúde mental e do estigma que atrasa um pedido de ajuda. "Um pouco por todo o mundo, há pessoas que estão a passar por algum tipo de dor psicológica e emocional", ouve-se no trailer, divulgado esta segunda-feira, 17 de maio.
A voz é de Oprah que, questionada por Harry sobre que palavras já ouviu serem usadas para descrever problemas de saúde mental, é assertiva: "maluca, histérica, incapaz de manter a calma". "Com esse estigma de ser rotulado como 'o outro', o poder contar a história e ser capaz de dizer, 'Isto foi o que aconteceu comigo', é crucial", ouve-se.
É essa a premissa de "The Me You Can't See", assim se chama a nova série da Apple TV+ que se estreia já esta sexta-feira, 21 de maio, inclusive em Portugal.
Além de Oprah e Harry, que se espera que reviva o trauma da morte da mãe, a princesa Diana, a série contará ainda com os testemunhos comoventes da cantora e atriz Lady Gaga, da atriz Glenn Close, do chef Rashad Arsmtead, Ginny Fuchs, Hussain Manawer e do basquetebolista profissional DeMar DeRozan que, nos últimos anos, tem sido muito vocal face à importância de se falar sobre a saúde mental.
A série, produzida por Oprah e Harry, foi anunciada ainda em abril de 2019, mas o impacto da COVID-19 na indústria do entretenimento terá adiado a estreia. Na altura, a propósito do anúncio da produção, Harry revelou que "preservar a saúde mental era a chave fundamental para liderar e conseguir comunidades produtivas".
"Há uma enorme responsabilidade em fazer isto da forma correta, trazendo factos, ciência e sensibilização para um tema que é tão relevante nos dias de hoje", conclui.
"The Me You Can't See" é realizada por Asif Kapadia e Dawn Porter.