Com dezenas de concertos para assistir e inúmeras bancas para explorar, nos festivais o ideal é que o telemóvel fique no bolso — e este ano não há mesmo desculpa para passar os dias de olhos postos no ecrã. É que grande parte dos conteúdos que costuma consumir online, seja no Youtube, TikTok, Spotify ou até no Instagram, vão marcar presença no Rock In Rio Lisboa 2022.

Habemus cartaz fechado. Eis os artistas que vão atuar no Rock In Rio Lisboa 2022
Habemus cartaz fechado. Eis os artistas que vão atuar no Rock In Rio Lisboa 2022
Ver artigo

Leu bem. Já lá vai o tempo em que o parque da Bela Vista era apenas palco de boa música. É certo que os concertos continuam a ser a principal aposta do Rock In Rio Lisboa e o cartaz até já está oficialmente fechado, mas a edição de 2022 traz mais trunfos na manga. Entre eles, um "palco interativo onde cabem todos os fenómenos do mundo online".

Gilmário Vemba e o grupo de tiktokers Team BRK serão presença diária no festival

Trata-se do Super Bock Digital Stage, palco que foi introduzido no festival em 2018, mas que, este ano, conta com um cartaz ligeiramente diferente. Neste caso, com tiktokers, youtubers e podcasters e Mariana Bossy e 20Chatear como anfitriões. Tudo isto com uma dose extra de humor à mistura.

Gilmário Vemba, humorista angolano e apresentador do novo programa de roasts da TVI, por exemplo, vai marcar presença diária no festival. E a premissa é simples: "o comediante terá consigo um convidado especial diferente a cada dia", sendo que juntos vão abordar "com muito humor temas do universo digital e do território do humor".

Mónica Vale de Gato esgotou salas em 4 horas. Agora, há novas datas para Lisboa
Mónica Vale de Gato esgotou salas em 4 horas. Agora, há novas datas para Lisboa
Ver artigo

Entre os convidados está a humorista Mónica Vale de Gato, que se junta a Gilmário no dia 18 de junho para abordar a diferença na comédia entre homens e mulheres. Já Alexandre Santos sobe a palco dia 19 de junho para uma reflexão sobre a passagem do digital para os palcos.

Dia 25 de junho a conversa será com Hugo Sousa e o tema em escrutínio será "humoristas em novelas de ficção".

Mas as surpresas não ficam por aqui. Durante os quatro dias do Rock in Rio Lisboa, subirá a este palco o grupo Team BRK, composto por alguns dos maiores tiktokers portugueses da atualidade — Constanza Ariza, Rafael Santos, Leonor Filipa e Rodrigo Alves — com a promessa de pôr a plateia a dançar ao ritmo das melhores coreografias do TikTok..

Também Os Primos, A Pipoca Mais Doce e Windoh vão marcar presença no Super Bock Digital Stage, que, na 9.ª edição do Rock In Rio Lisboa, garante ter espaço para tudo, de podcasts ao vivo a brincadeiras com o público, passando por quizzes e atuações.

Já para não falar de que neste mesmo espaço existirá ainda um conceito totalmente inédito no festival: o Not So Secret Stage, ou seja um palco dentro do palco, mas nos bastidores.

"Um espaço que contraria a célebre frase 'what happens backstage stays backstage' [que, em português, significa 'o que acontece nos bastidores, fica nos bastidores'] e que foi pensado para gerar centenas de conteúdos e mais horas de entretenimento, ao qual todos vão poder ter acesso através das redes sociais", avança o festival

Espreite o plano de festas do Super Bock Digital Stage

18 de junho

No primeiro dia do festival, 18 de junho, a dupla Os Primos vai protagonizar reações ao vivo a vídeos da internet, uma atuação com base no conteúdo que costumam publicar no seu canal no Youtube, que já conta com mais de 213 mil subscritores.

No mesmo dia, sobe também ao palco Catarina Miranda para apresentar ao vivo o seu podcast "Só mais 5 minutos". Já no que à música diz respeito, a Rockline Tribe, Miguel Magalhães e Mariana Guerra vão marcar presença no Super Bock Digital Stage.

19 de junho

Já no segundo dia de festival, a 19 de julho, Nuno Agonia, youtuber português, vai realizar um unboxing surpresa, ao vivo, no Super Bock Digital Stage, enquanto Gabriel Ferreira ficará encarregue de surpreender o público com a sua magia.

Em termos em música e atuações, Pedro Gonçalves, que começou como youtuber musical, e Diogo Costa, também vão atuar individualmente nesse dia. E o cantor Toy vai adaptar a sua atuação ao digital com um espetáculo interativo. "Espero que o público escolha bem as músicas que vou cantar" avançou o cantor, em declarações citadas pelo "Diário de Notícias".

Para terminar, também a dulpa LookAlike vai atuar nesta festa do palco digital, as irmãs gémeas que cantam e compõem as suas próprias canções.

25 de junho

Já o segundo fim de semana do festival, que arranca a 25 de junho, vai começar com a apresentação do podcast "Pijaminha de Cenas" de Ana Garcia Martins, mais conhecida por A Pipoca Mais Doce, e David Cristina. No entanto, neste dia, este não será o único podcast presente no cartaz. Segue-se "Terapia de Casal", com Guilherme Fonseca e Rita da Nova, num momento que promete, literalmente, dar palco às picardias e debatas deste casal.

Por fim, Mary N terá o seu momento musical, no mesmo palco, com a sua guitarra. Em 2020, a artista venceu o prémio E! na categoria de música, pela E! Entretenimento Portugal, e atualmente está a trabalhar no seu novo álbum.

26 de junho

No último dia do festival, 26 de junho, é a vez do Super Bock Digital Stage receber Diogo Figueiras, mais conhecido por Windoh. O youtuber promete surpreender o público com o seu "Secret Project", que, tal como o nome indica, continua envolto em secretismo.

Sendo que, neste mesmo dia, também poderá rir com o humorista luso-francês Pierre Zago, conhecido pelas suas reportagens caricatas e apanhados e que, recentemente, protagonizou um vídeo para o festival no qual saiu à rua a convidar pessoas para a 9.º edição do Rock In Rio Lisboa, onde recebeu respostas tão inusitadas como "põe-te ao fresco".

Confirmado no cartaz do dia 26 de junho está o criador de conteúdos Lucas with Strangers, um jovem tiktoker que tem como objetivo fazer os outros felizes realizando sonhos de pessoas que encontra na rua e que conta com mais de um milhão de seguidores no Tiktok.

Já no que à música diz respeito, o Super Bock Digital Stage vai contar ainda com um momento It’s a Trap, um dos maiores movimentos do género trap em Portugal, cujas festas têm vindo a juntar em palco, desde 2016, nomes como Yuzi, Loner Johnny e Sippinpurpp.

Favela Lacroix, cantora e drag queen brasileira que, segundo a organização do festival, "levará a palco uma mistura contagiante de voz, dança e energia" também vai marcar presença. Para dar por terminado o festival, sobre ainda a palco BCKappa,o jovem artista português que, segundo afirma, larga na música tudo o que viveu.