A empresa de fitness Peloton aprovou o uso de uma das suas máquinas no primeiro episódio de "And Just Like That...", o spin-off de "O Sexo e a Cidade", mas não fazia ideia de que Mr. Big, a personagem interpretada por Chris Noth, iria morrer pouco tempo depois de a usar. O que se seguiu foi uma enorme dor de cabeça para a empresa, com as suas ações a afundarem cerca de 16% desde a estreia do episódio, a 9 de dezembro, segundo escreve a BBC.
Num primeiro comunicado, a empresa sublinhou que a personagem morreu não por causa dos equipamentos da Peloton, mas devido ao estilo de vida que manteve durante vários anos.
"Mr. Big levou aquilo que muitos chamariam um estilo de vida bastante extravagante, com cocktails, charutos e bifes à mistura", diz Suzanne Steinbaum, uma das cardiologistas que faz parte da equipa de apoio à empresa. "Mais de 80% de todas as mortes relacionadas com questões cardíacas são evitáveis através de alterações ao estilo de vida, adotado dieta e praticando exercício físico", continua.
Mas a cardiologista explicou ainda que a personagem em questão era alguém que já podia ser considerada como sendo "de risco", uma vez que, no sexta temporada da série de "O Sexo e a Cidade", sofreu um ataque cardíaco. Embora a Peloton não soubesse que o seu produto iria ser usado nesta linha narrativa, em que Mr. Big morre de ataque cardíaco após uma sessão de treino intensa, garante que nunca teria cedido o equipamento se a produção da série a tivesse informado dos seus planos.
É que esta não é a primeira vez que a marca se vê a braços com uma crise de imagem. Em maio deste ano, a marca ordenou uma recolha geral de de duas das suas esteiras automáticas depois de uma criança de seis anos ter morrido nos EUA ao usar o equipamento.
Neste domingo, 12, no entanto, a marca voltou a reagir à polémica em que se viu envolvida através da divulgação de um novo vídeo promocional em que Mr. Big surge vivo. A descrição que acompanha o clipe? "And just like that... he's alive" que, na frase original, faz referência ao título da série, mas que na tradução para português pode ser entendida como: "E sem mais nem menos, ele está vivo".
No clipe, a personagem está viva e surge sentada ao lado de Jess King, treinador e instrutor da Peloton, que lhe pergunta se gostava de volta a usar o produto, numa clara tentativa de limpar a imagem da empresa e demonstrar junto do consumidor que os seus produtos são seguros.
Os episódios de "And Just Like That..." estão a ser lançados semanalmente na HBO Portugal.